pixel Estudantes para ir ao EUTOPIA Ideas Club, procuram-se! Candidaturas até 15 de setembro. | Universidade NOVA de Lisboa

Estudantes para ir ao EUTOPIA Ideas Club, procuram-se! Candidaturas até 15 de setembro.

Primeiro encontro dedicado à inclusão e diversidade cultural decorre em Paris no dia 12 de outubro.

Dois estudantes da NOVA (licenciatura ou mestrado) vão ter a oportunidade de participar no primeiro EUTOPIA Ideas Club, um clube conduzido por estudantes que procura sensibilizar para os valores europeus e cuja primeira sessão será dedicada à inclusão e diversidade cultural.  A seu lado estarão dois estudantes de cada uma das outras universidades parceiras da aliança EUTOPIA  (a saber: Universitat Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha), Universitatea Babes-Bolyai (Cluj-Napoca, Roménia), Vrije Universiteit Brussels (Bruxelas, Bélgica), CY Cergy Université Paris (Paris, França), Technische Universitãt Dresden (Dresden, Alemanha), Gõteborgs Universitet (Gotemburgo, Suécia), Univerza v Ljubljani (Ljubljana, Eslovénia), The University of Warwick (Coventry, Reino Unido), Ca' Foscari University of Venice (Veneza, Itália) - e o objetivo é que tenham voz na formação e desenvolvimento da identidade europeia e da cidadania inclusiva. 

Este "Clube de Ideias" realizará a sua primeira reunião no dia 12 de outubro de 2023, acolhido pela CY Cergy Paris Université, e será coorganizado por EUSTT (Eutopia Student Think Tank).  O prazo para envio de candidaturas termina dia 15 de setembro; os resultados serão divulgados no dia 18. 

COMO CONCORRER 

  • Os candidatos devem ser estudantes de licenciatura ou mestrado numa das 10 universidades da aliança EUTOPIA. Não é necessário conhecimento prévio ou experiência num tema ou setor específico. Caso haja alguma alteração do seu estatuto no momento da seleção ou da sessão, devem dar conta disso. Se em qualquer fase do processo de candidatura, se verifique que as informações prestadas foram intencionalmente falsificadas, o candidato será desclassificado. 

  • A candidatura é feita por email para eutopia@unl.pt, - assunto “Call for selection do Ideas Club” - acompanhada de uma carta de motivação, em inglês (Max. 1500 palavras), na qual descrevem as razões do seu interesse no evento, quais os pontos fortes da sua candidatura e os resultados que podemos esperar da sua participação.  

  • As candidaturas estão abertas até ao dia 15 de setembro de 2023. Qualquer inscrição recebida após o prazo não será considerada.  

  • O júri avaliará a motivação do candidato e os seus conhecimentos de inglês. Como parte do processo de seleção pode ainda ser agendada uma entrevista online.  

  • A classificação final será publicada no site de cada universidade parceira da EUTOPIA. Os alunos selecionados serão contactados via email para confirmar a sua participação.  

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Os estudantes serão selecionados de acordo com os seguintes critérios (de O a 100 pontos):   

  • Qualidade da carta de motivação que deve incluir: apresentação do candidato e do seu espírito crítico face aos desafios sociais e contemporâneos (20 pontos); relevância do tema do encontro no desenvolvimento pessoal do candidato (20 pontos); conhecimento da Aliança EUTOPIA e do seu papel para uma Europa melhor (20 valores); fluência em inglês (20 pontos); CV pessoal do aluno (incluindo atividades relacionadas com o ativismo social, cidadania, voluntariado): 20 valores 

 

CALENDÁRIO

  • Prazo para inscrições: 15 de setembro de 2023. 
  • Publicação dos candidatos selecionados: 18 de setembro de 2023
  • Prazo para recursos: 20 de setembro de 2023 
  • Prazo para aceitação e confirmação de participação: 25 de setembro de 2023 

 

MAIS INFORMAÇÕES AQUI 

Saiba o que é esperado dos alunos selecionados