EUTOPIA Doctoral Summer School 2025: Sustentabilidade e inovação em ambiente internacional

grupo de participantes na edição de 2025 na escadaria no exterior da reitoria da Universidade

24 de Julho, 2025

Imagine uma semana dedicada à colaboração internacional, à reflexão crítica e à criação de soluções para desafios globais, tudo isto num ambiente inspirador e fora do comum. Foi este o espírito que se viveu na 3.ª edição da EUTOPIA Doctoral Summer School, promovida pela NOVA Escola Doutoral da Universidade NOVA de Lisboa, que decorreu entre 18 e 22 de julho de 2025, com a sustentabilidade como tema central. 

A iniciativa reuniu 27 estudantes de doutoramento, provenientes de 14 universidades, representando 15 nacionalidades e 27 programas de investigação. O objetivo foi juntar diferentes áreas do conhecimento para, em conjunto, procurar soluções para um dos maiores problemas da atualidade. 

E o paraíso aqui tão perto! 

O programa começou, tal e qual como nas edições anteriores, com quatro dias em regime residencial no Convento da Arrábida, um local de grande valor histórico e paisagístico, e que inspirou o desenvolvimento de projetos em grupo, sessões de trabalho e debate, numa dinâmica de cocriação – formato amplamente elogiado pelos estudantes, que destacaram o ambiente como um elemento diferenciador da experiência. 

O último dia teve lugar na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, onde os grupos apresentaram publicamente os seus projetos finais. A sessão contou com a presença do Vice-Reitor João Amaro de Matos, que tutela as áreas do Ensino e Desenvolvimento Internacional, que entregou os certificados de participação. 

Rumo a Bruxelas 

O momento alto da sessão final foi a distinção do projeto vencedor: “CertifAI – Sustainable LLMs in Healthcare”, uma proposta inovadora que aplica modelos de linguagem de última geração (LLMs) ao setor da saúde.  

O projeto explora o potencial da inteligência artificial para interpretar, compreender e gerar texto que responda aos requisitos da sustentabilidade e melhore a qualidade dos cuidados prestados.  

A equipa, composta por estudantes da Vilnius Tech, Göteborgs Universitet, Universitat Pompeu Fabra, NOVA IMS e NMS, garantiu assim a participação na próxima edição do Responsible Internationalisation Summit, um evento focado em discutir e promover práticas de internacionalização no ensino superior que sejam éticas, sustentáveis e socialmente responsáveis, a realizar-se em Bruxelas. 

Elogio à diversidade 

Esta edição destacou-se também pela diversidade institucional e geográfica, dado que contou com estudantes de oito unidades académicas da NOVA, quatro universidades parceiras da Aliança EUTOPIA, uma universidade europeia externa à rede e uma universidade brasileira. 

A formação foi ainda enriquecida por intervenções de oradores de referência:  

  • Antonio Luna García (Universitat Pompeu Fabra), que abordou casos de sucesso e insucesso em sustentabilidade urbana; 
  • Karen François (Vrije Universiteit Brussel), que refletiu sobre os desafios da interdisciplinaridade e o uso da inteligência artificial no contexto doutoral;  
  • Júlia Seixas, Pró-Reitora da NOVA para a Sustentabilidade, que apresentou uma visão abrangente sobre o tema;  
  • António Granado (NOVA FCSH), que explorou estratégias eficazes de comunicação científica. 

Organizada pelos Professores Paula Macedo (ENSP-NOVA), Iva Miranda Pires (NOVA FCSH) e Kevin Gallagher (NOVA FCT), a Summer School contou ainda com o acompanhamento de três mentores: Ana Nuno, Luísa Santos e Tomás Pinheiro.