pixel EUTOPIA na NOVA: uma aliança para o futuro | Universidade NOVA de Lisboa

EUTOPIA na NOVA: uma aliança para o futuro

Trata-se da primeira visita oficial desta aliança de universidades europeias. A sessão de abertura é pública e pode ser acompanhada no canal de Youtube da NOVA
 

EUTOPIA at NOVA

O encontro começa esta segunda-feira, 23, no auditório da Reitoria da NOVA, no Campus de Campolide, em Lisboa, e promete dois dias de debate intenso sobre os próximos passos da EUTOPIA European University – a aliança de universidades europeias a que a NOVA se juntou em setembro. 

Nas palavras do Reitor da NOVA, Professor João Sàágua, que dará as boas-vindas ao grupo de trabalho, “fazer parte desta aliança trará grandes oportunidades para colaborarmos com os nossos parceiros europeus e reforça a nossa missão enquanto Universidade global e cívica. Para a NOVA, isso significa ser uma instituição de elevado perfil internacional centrada no aluno, que serve a sociedade por meio do conhecimento e aborda os desafios locais e globais de hoje de forma inovadora e impactante”. 

A sessão de abertura, agendada para as 8h30, conta também com a presença da britânica Nikki Muckle, Secretária Geral da aliança. A rematar este momento inicial estará a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Professora Elvira Fortunato. 

Do programa da manhã consta ainda a apresentação da NOVA 4 The Globe, uma plataforma interdisciplinar que promove o diálogo na Comunidade NOVA em torno das diferentes áreas de conhecimento que contribuem para a sustentabilidade. Esta síntese irá concluir a transmissão em direto no canal Youtube da NOVA.  

Criada em 2019, a EUTOPIA European University apresenta-se como uma comunidade inclusiva de universidades que partilham valores e agendas comuns e procura dar resposta aos desafios locais e globais, contribuindo para um novo modelo de ensino superior na Europa.

Selecionada para ser um dos primeiros projectos-piloto Erasmus+ 'Universidades Europeias', a EUTOPIA conta com a participação da University of Babeș-Bolyai in Cluj-Napoca (Roménia), a Pompeu Fabra University-Barcelona (Espanha), a Vrije Universiteit Brussel (Bélgica), a CY Cergy Paris University (França), a Technische Universität Dresden (Alemanha), a University of Gothenburg (Suécia), a Universidade NOVA de Lisboa (Portugal), a University of Ljubljana (Eslovénia), a Ca’Foscari University of Venice (Itália) e a University of Warwick (Reino Unido).

 

PROGRAMA

Local: Auditório A - Reitoria da NOVA, Campus de Campolide

8h30-08h45: Discurso de boas-vindas por João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa
08h45-09h15: Apresentação da BID2 por Nikki Muckle, Secretária-Geral da EUTOPIA
09h15-09h30: Encerramento da sessão de abertura por Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
09h30: Coffee-Break
10h00: Apresentação da Plataforma transdisciplinar NOVA 4 The Globe
11h00: Resumo das contribuições das escolas NOVA para a Sustentabilidade no contexto da EUTOPIA Connected Communities
15h15-15h40: Apresentação dos projetos Campi XXI e Innovation District
20h00: Jantar de Gala dos Presidentes e Vice-Presidentes EUTOPIA, Equipa Reitoral da NOVA e Diretores das Unidades Orgânicas, com a presença de Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior