pixel Festival "CAUSA | EFEITO" - O Novo Jazz na NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

Festival "CAUSA | EFEITO" - O Novo Jazz na NOVA

Entre 28 de junho e 1 de julho, 13 concertos vão dar música ao Campus de Campolide da NOVA. Os bilhetes já estão à venda, com preços especiais para a comunidade NOVA.

No âmbito das celebrações dos seus 50 anos, a Universidade NOVA apresenta no Campus de Campolide um festival de quatro dias com uma criteriosa seleção de alguns dos mais inovadores músicos de jazz da cena portuguesa e internacional. A programação é de Pedro Costa (Clean Feed Records).

Pensar o estado atual do jazz e as suas causas e efeitos; a presença feminina, a redefinição dos paradigmas do jazz e a improvisação com instrumentos improváveis, do acordeão à electrónica, do sapateado, guitarra pedal steel e lusofone até aos gira-discos, são os princípios orientadores de Causa | Efeito.

De encontros inéditos como o de Susana Santos Silva com Carlos Bica ou de João Barradas com Hugo Carvalhais, à estreia em Portugal de "One Small Step", projeto de sapateado único no mundo, até um concerto para famílias com Isabel Rato, são várias as propostas para celebrar o princípio da improvisação: deste Festival virão pistas para o futuro, inovação, descoberta, surpresa.

Pensado com a dupla função de diagnóstico dos caminhos do novo jazz e de montra do jazz de experimentação nacional para críticos e curadores nacionais e estrangeiros, o Festival terá lugar nos espaços da Universidade – Reitoria e Colégio Almada Negreiros – e propõe-se como catalisador do diálogo entre a cultura de inovação própria da NOVA e da sua investigação e a experimentação na prática artística. O Festival contempla atividades com jornalistas e programadores nacionais e internacionais, especialmente convidados para acompanhar o festival, e com estudiosos do Jazz, envolvendo a investigação da NOVA, para que o futuro seja estudado no presente. Inclui ainda um concerto didático, pensado para o público mais jovem e famílias, potenciando a descoberta de sonoridades desconhecidas.

PROGRAMA COMPLETO AQUI