Foi assim o Eutopia Day na Nova

Multiplicaram-se os eventos um pouco por todas as universidades da aliança europeia de que fazemos parte – e nas escolas da Universidade NOVA de Lisboa também

Pela primeira vez, a EUTOPIA, a aliança de universidades europeias de que a NOVA faz parte, celebrou a sua data oficial. Sob o lema “Unidos para a Sustentabilidade e Ação Climática”, foram vários os eventos tanto nas universidades parceiras como nas escolas da NOVA – como anunciámos na agenda deste primeiro EUTOPIA Day. Tudo para, num evento sem precedentes, abordar as questões mais urgentes do nosso tempo.

Por exemplo, a NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas (NMS/FCM) promoveu uma mesa-redonda, moderada pelo subdiretor e professor Nuno Neuparth, MD, PhD e o também professor da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas, Pedro Carreiro Martins, sobre o tema “Aumentar a consciencialização para as alterações climáticas”, na qual participaram não só professores e estudantes como também representantes da indústria farmacêutica. Como então sinalizou Paulo Paixão, também professor da NMS/FCM, o evento permitiu “abordar e sinalizar problemas e desafios do ponto de vista médico e apresentar propostas para minimizar o problema das alterações climáticas, não só na saúde, como no dia a dia e na importância de cada um de nós com a sua ação individual e coletiva para o bem comum”.

Já na Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP NOVA o debate foi sobre que contributo podem as universidades dar para a mitigação e adaptação às ameaças ambientais – tendo contado para isso com os contributos da Universidade Babeș-Bolyai e a Universidade de Warwick, parceiras da EUTOPIA, uma conversa muito interessante que pode rever aqui!

O facto é que, como se congratulou Tiziana Lippielo, Reitora da Universidade Ca’ Foscari Venezia e Presidente da EUTOPIA, numa entrevista a propósito deste primeiro EUTOPIA Day e que pode ler aqui – “já estamos a criar impacto no Ensino Superior e na Investigação”.