pixel Futuros médicos já têm Laboratório de Investigação Alimentar em Portugal | Universidade NOVA de Lisboa

Futuros médicos já têm Laboratório de Investigação Alimentar em Portugal

Inauguração Laboratório de Investigação Alimentar

Pela primeira vez em Portugal, uma escola médica vai acolher um Laboratório de Investigação Alimentar (LIA). O projeto da NOVA Medical School (NMS) foi inaugurado a 8 de outubro de 2020, em Lisboa.

Dar formação prática sobre alimentação aos estudantes de medicina portugueses é a prioridade do LIA. Qual o papel que os alimentos desempenham na saúde e no controlo de doenças? Quais os segredos para melhor preparar alimentos de elevada qualidade nutricional? Como evitar a formação de compostos carcinogénicos? Estas são apenas algumas das questões a abordar pelo LIA.

Ao transpor a ciência para a mesa, o objetivo é cruzar a saúde e a alimentação para que os futuros médicos adquiram conhecimentos para ajudar a melhorar a qualidade de vida das populações.

A NMS aposta no ensino transversal, na investigação e na inovação, seguindo o exemplo de outras prestigiadas escolas médicas internacionais, como a Harvard Medical School.

O LIA não se dirige só aos alunos de Medicina e Ciências da Nutrição. O Laboratório vai promover formações para a comunidade. Quer-se que pessoas com patologias específicas possam aprender a preparar refeições que melhorem a sua condição. A educação alimentar das crianças também não será esquecida: o LIA vai ensinar as bases da dieta mediterrânica aos mais pequenos.

Projeto pioneiro em Portugal, o LIA surge num momento em que a atual pandemia tem evidenciado o risco de mortalidade e morbilidade das doenças crónicas não transmissíveis, muitas delas consequência de escolhas alimentares inadequadas, padrões alimentares e estilos de vida pouco saudáveis.