Futuros médicos já têm Laboratório de Investigação Alimentar em Portugal

9 de Outubro, 2020

Pela primeira vez em Portugal, uma escola médica vai acolher um Laboratório de Investigação Alimentar (LIA). O projeto da NOVA Medical School (NMS) foi inaugurado a 8 de outubro de 2020, em Lisboa.

Dar formação prática sobre alimentação aos estudantes de medicina portugueses é a prioridade do LIA. Qual o papel que os alimentos desempenham na saúde e no controlo de doenças? Quais os segredos para melhor preparar alimentos de elevada qualidade nutricional? Como evitar a formação de compostos carcinogénicos? Estas são apenas algumas das questões a abordar pelo LIA.

Ao transpor a ciência para a mesa, o objetivo é cruzar a saúde e a alimentação para que os futuros médicos adquiram conhecimentos para ajudar a melhorar a qualidade de vida das populações.

A NMS aposta no ensino transversal, na investigação e na inovação, seguindo o exemplo de outras prestigiadas escolas médicas internacionais, como a Harvard Medical School.

O LIA não se dirige só aos alunos de Medicina e Ciências da Nutrição. O Laboratório vai promover formações para a comunidade. Quer-se que pessoas com patologias específicas possam aprender a preparar refeições que melhorem a sua condição. A educação alimentar das crianças também não será esquecida: o LIA vai ensinar as bases da dieta mediterrânica aos mais pequenos. 

Projeto pioneiro em Portugal, o LIA surge num momento em que a atual pandemia tem evidenciado o risco de mortalidade e morbilidade das doenças crónicas não transmissíveis, muitas delas consequência de escolhas alimentares inadequadas, padrões alimentares e estilos de vida pouco saudáveis.