pixel Germano de Sousa e Gouveia e Melo receberam título de Doutor Honoris Causa pela NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

Germano de Sousa e Gouveia e Melo receberam título de Doutor Honoris Causa pela NOVA

A Universidade NOVA de Lisboa atribuiu o título de Doutor Honoris Causa a Germano de Sousa e a Henrique Gouveia e Melo numa cerimónia que teve lugar na Reitoria no dia 16 de dezembro.

O Professor Jaime Branco, Diretor da NOVA Medical School, foi o padrinho do médico patologista clínico Germano de Sousa, solicitando a atribuição do título de Doutor Honoris Causa como reconhecimento pela excelência do seu trabalho e pelo valioso contributo para o avanço da patologia clínica, em especial no ensino da Faculdade de Ciências Médicas.

A oração laudatória foi proferida pelo Professor António Rendas, antigo Reitor da NOVA e Professor Catedrático Jubilado da NOVA Medical School, que traçou o perfil de “um vulto notável da medicina portuguesa contemporânea”, assinalando os sucessos, as dificuldades e as duras batalhas que Germano de Sousa foi travando ao longo dos tempos. “Para ele o que é importante é fazer e fazer bem, nunca recusando um desafio seja ele profissional, académico, social ou até político”, referiu o antigo Reitor.

Coube também ao Professor Jaime Branco o papel de padrinho do Vice-Almirante Gouveia e Melo para quem solicitou a atribuição do título de Doutor Honoris Causa como reconhecimento pela excelência do seu trabalho e pelo valioso contributo na coordenação do Grupo de Trabalho de Vacinação contra a Covid-19.

O elogio do doutorando esteve a cargo da Professora Maria Paula Macedo, da NOVA Medical School, que corroborou que o Vice Almirante Gouveia e Melo “ficará na história como o líder de um processo de vacinação massiva e urgente do povo português cujo sucesso teve amplo reconhecimento Nacional e Internacional tendo posicionado Portugal como o País do mundo mais protegido contra a COVID-19, contribuindo desse modo para a proteção da humanidade”, não deixando de partilhar alguns aspetos de “uma personalidade com invulgares qualidades na forma como pensa e racionaliza a realidade, no modo pragmático de decidir e atuar e na forma simples e eficaz de comunicar as suas ideias” e que possui “uma vida pautada por uma carreira militar de excelência”.

O Reitor da NOVA, Professor João Sàágua, destacou “a excelência do desempenho dos dois laureados, combinando talento e virtude, no exercício das respetivas funções”. O Reitor celebrou ainda a entrada dos dois novos e ilustres membros na Comunidade da NOVA, enaltecendo ambos “pela dimensão internacional que os seus feitos atingiram e, simultaneamente, pelo seu impacto na sociedade. Globais e cívicos, como a Universidade a que agora pertencem.”