pixel Helena Canhão | Diretora da NOVA Medical School | Universidade NOVA de Lisboa

Helena Canhão | Diretora da NOVA Medical School

O mundo está em constante evolução e a ciência avança a uma velocidade sem precedentes. É, portanto, imperativo adaptar os métodos educativos e pedagógicos para formar profissionais preparados para os desafios do futuro. Este futuro pouco se assemelha aos últimos 20 ou mesmo 10 anos. Por isso, encaramos o desafio contínuo de manter os nossos currículos atualizados, apostando na tecnologia, na inteligência artificial, em novas ferramentas e num novo campus. Respondemos com uma formação de alta qualidade e sempre atualizada e inovadora. É nosso dever, enquanto Escola Médica, proporcionar aos alunos as ferramentas para se manterem na vanguarda desde o primeiro ao último dia das suas carreiras. 

Além da formação de excelência, a investigação científica é um dos pilares fundamentais da nossa instituição. A NOVA Medical School não se limita a transmitir conhecimento; é também um berço de inovação, descoberta e geração de conhecimento. Através de projetos de investigação de excelência, colaborações internacionais e publicações em revistas de alto impacto, contribuímos ativamente para o avanço da medicina e da ciência. Os nossos estudantes e docentes estão envolvidos em projetos que vão desde o estudo de doenças crónicas até ao desenvolvimento de novas terapias e tecnologias médicas. Este compromisso com a investigação não só enriquece a experiência educativa, mas também cria valor tangível para a sociedade, ao impulsionar melhorias na saúde individual, na saúde pública e no bem-estar. 

O futuro é um desafio, por isso, é crucial preparar os estudantes para esse novo Mundo através do desenvolvimento de competências, pensamento crítico e inovação. É necessário formar profissionais capazes de lidar com situações complexas e de encontrar soluções inovadoras para os desafios de saúde que irão enfrentar. Mas, por muito tecnológico que seja o futuro, os clínicos não poderão, nunca, esquecer o fator humano. 

A multidisciplinariedade e a relação entre diferentes profissionais e profissões de saúde são também pilares fundamentais da nossa escola. A NOVA Medical School gradua, desde 2018, não só médicos como também nutricionistas. E promove formação ao longo da vida a todos os profissionais da área da saúde. Esta integração permite por exemplo, que os médicos compreendam profundamente a influência da nutrição na saúde, enquanto os nutricionistas constroem uma ligação sólida com o campo da medicina. 

A criação de valor estende-se para além da investigação e da educação. A nossa escola está empenhada em fomentar o empreendedorismo e a transferência de conhecimento para o setor da saúde. Incentivamos os nossos alunos a desenvolverem projetos inovadores que possam ser transformados em produtos ou serviços que beneficiem a comunidade. Através de parcerias com o setor industrial e a promoção de incubadoras de empresas, a NOVA Medical School é um catalisador na criação de valor económico e social, reforçando o seu papel como uma instituição líder na educação, na investigação e na saúde. 

Como em tudo, o futuro obriga-nos a refletir no caminho que já percorremos e a focar-nos onde queremos chegar. E na NOVA Medical School sabemos onde queremos chegar. Com um compromisso contínuo com a excelência, a inovação, a investigação e a criação de valor, estamos a moldar os profissionais do presente e do futuro que contribuirão para uma sociedade mais saudável e próspera.