Faculdades e institutos da Universidade NOVA de Lisboa organizam várias iniciativas e cursos entre os meses de junho e setembro.
A Universidade NOVA de Lisboa promove mais uma vez um verão educativo e dinâmico através das várias iniciativas organizadas pelas suas faculdades e institutos durante os meses de junho a setembro.
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas: As Ciências Sociais e Humanas marcam encontro este verão na FCSH/NOVA numa série de iniciativas que visam promover o trabalho dos Departamentos e Unidades de Investigação:
- Escola de Verão: 10 de julho a 11 de agosto (1.º período); 21 de agosto a 9 de setembro (2.º período)
A FCSH/NOVA oferece cursos em várias áreas em mais uma edição desta iniciativa de admissão livre (não necessita de certificado ou candidatura prévia). Este ano existem duas modalidades de participação: uma de 25 horas (onde existe a possibilidade de obtenção de ECTS) e outra de 15 horas, mais intensiva. As inscrições abrem a 15 de maio e estendem-se até 30 de junho para os cursos que acontecem em julho, e até 4 de agosto para os cursos que tomam lugar em agosto e setembro.
- Verão na NOVA: 26 de junho a 7 de julho
Durante duas semanas, os potenciais candidatos à FCSH/NOVA podem conhecer as 14 licenciaturas da faculdade através de atividades dinâmicas que vão permitir conhecer melhor a escola e os futuros professores e colegas.
- Summer School em Estudos Medievais: 17 a 21 de julho
A FCSH/NOVA sai da capital e ruma até à Batalha para uma Summer School interativa em torno da Idade Média, combinando uma aprendizagem teórica com uma abordagem prática em campo. As inscrições estão abertas até 15 de junho.
- Summer School em Linguística: 3 a 7 de julho de 2017
Para os amantes do estudo da Linguagem, a FCSH/NOVA organiza esta Summer School com 10 cursos oferecidos em quatro áreas diferentes: Psycholinguistics & Generative Grammar, Text & Discourse Linguistics, Terminology & Lexicography e Cognitive Linguistics. As inscrições estão abertas até ao dia 20 de junho.
Nova School of Business and Economics: A Nova SBE propõe várias atividades destinadas a diferentes públicos:
- Living the Future @Nova SBE: 3 a 7 de julho
Destinada a estudantes do ensino secundário nacionais e internacionais interessados em estudar na Nova SBE, esta semana tem como objetivo a descoberta das áreas da Economia e Gestão e da vivência universitária na escola e na cidade de Lisboa. Inscrições abertas até dia 19 de junho.
- The Future of [Your] Work Summer School: 16 a 28 de julho
Para os alunos de licenciatura ainda indecisos sobre o futuro, a Nova SBE propõe duas semanas intensivas entre Lisboa e Cascais focadas em saídas profissionais. O objetivo é que os estudantes compreendam as áreas de atuação de diferentes organizações e descubram as carreiras que mais se adequam ao seu perfil.
A iniciativa aposta num contacto próximo com profissionais de várias áreas com vista ao desenvolvimento de escolhas relevantes profissionais e académicas, mas não descura também a diversão que Lisboa e Cascais proporcionam. As inscrições estão abertas a alunos de 2º e 3ºanos de licenciatura até dia 10 de junho.
- International Business Summer Course: 9 a 22 de julho
A Nova SBE organiza esta semana destinada a alunos estrangeiros na área de Gestão de Empresas, associando uma aprendizagem teórica sobre o ambiente empresarial do mercado europeu com uma abordagem prática através de visitas a empresas. Durante a semana os participantes terão quatro disciplinas e quarto visitas a empresas, havendo a possibilidade de ganhar ECTS. A iniciativa proporciona ainda aos estrangeiros um dia dedicada a atividades culturais para dar a conhecer o melhor de Lisboa. Inscrições abertas até dia 10 de junho.
- PHD Summer School:19 a 30 de junho
Na segunda edição desta iniciativa, a Nova SBE convida alunos de doutoramento nacionais e estrangeiros para atividades focadas em investigação e metodologia com o objetivo de melhorarem os seus trabalhos de projeto. A PhD Summer School consiste em duas semanas, cada uma focada numa área diferente e destina-se a alunos de doutoramento com mestrado em Economia, Finanças ou outras áreas relacionadas. Inscrições abertas até dia 10 de maio.
NOVA Information Management School: A NOVA IMS convida os interessados na área das novas tecnologias de informação a participarem num dos quatro cursos de verão oferecidos este ano:
- Introdução à Modelação de Equações Estruturais: 26 a 30 de junho.
Este curso, que decorre apenas na parte da tarde, destina-se a principiantes interessados nos sistemas SEM e PLS-SEM com vista à compreensão de modelos de equações estruturais necessários para testar teorias em ciências sociais. Podem candidatar-se profissionais e investigadores da área assim como alunos de mestrado ou doutoramento. Inscrições abertas até dia 31 de maio.
- Object Oriented Programming (OOP) in C#: 3 a 7 de julho.
Para aqueles que gostam de linguagens de programação, o curso C# é ideal para o desenvolvimento de uma base sólida para programação orientada a objetos e abre caminho à aprendizagem de outros métodos padronizados para computador. Inscrições abertas até 1 de junho.
- Introdução ao Python com Aplicações à Inteligência Artificial: 4, 5 e 7 de julho
Este curso de três dias oferece a possibilidade de aprendizagem de uma base sólida da linguagem Python, seguida de uma aplicação prática em inteligência artificial. O objetivo será desenvolver agentes computacionais capazes de jogar o famoso Pac-Man de forma autónoma. Inscrições abertas até 1 de junho.
- Construção de Microprocessadores: 3 a 7 de julho
Para os fãs do equipamento hardware, a NOVA IMS disponibiliza este curso de introdução aos processos básicos de construção de microprocessadores. O objetivo será a construção virtual (através de uma ferramenta de software) de um CPU de 8 instruções. Inscrições até dia 10 de junho.
Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier:
- Summer Science @ITQB NOVA: 24 a 28 de Julho
O ITQB oferece a oportunidade de experimentar a ciência num verdadeiro ambiente de investigação. Durante uma semana, os laboratórios de 19 áreas diferentes abrem portas a 30 investigadores prospetivos para pesquisa científica, sessões de discussão e workshops. A iniciativa promete ainda uma dose de atividades sociais para interagir com cientistas, mas acima de tudo para promover um verão divertido junto da ciência.
Podem candidatar-se à Summer Science todos os alunos de licenciatura portugueses ou estrangeiros que frequentem o 2º ou 3º ano. É ainda oferecida a possibilidade de ganhar ECTS. Inscrições abertas até dia 30 de Abril.