pixel Investigadora da NMS|FCM venceu Prémio Pfizer 2019 com trabalho sobre cancro da mama | Universidade NOVA de Lisboa

Prémios Pfizer

A investigadora Guadalupe Cabral, do Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC) da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa, foi a vencedora do Prémio Pfizer 2019 – Investigação Clínica com um trabalho na área do cancro da mama, uma das principais causas de morte por cancro de mulheres jovens.

A investigação, resultante de uma colaboração com o Instituto CUF de Oncologia, no âmbito do TagusTANK, um consórcio da José de Mello Saúde/CUF com a Universidade NOVA de Lisboa, identificou um marcador preditivo de resposta à Quimioterapia Neoadjuvante em mulheres com cancro da mama.

O cancro da mama é uma das principais causas de morte por cancro na população feminina. A quimioterapia neoadjuvante (QNA) é o tratamento habitual no caso de cancro da mama localmente avançado, embora muitas doentes não respondam a esta terapêutica. Assim, é urgente encontrar marcadores preditivos da resposta a este tratamento convencional e estabelecer terapias alternativas, mais personalizadas.

Segundo Guadalupe Cabral “A implementação deste marcador na prática clínica, pode ajudar a decidir se a doente vai beneficiar do tratamento convencional ou se deve ser prontamente direcionada para um tratamento alternativo com maior probabilidade de sucesso”.

Esta foi a 63ª edição dos Prémios Pfizer – o mais antigo galardão na área da Investigação Biomédica atribuído em Portugal, com o objetivo de contribuir para a dinamização da investigação em ciências da saúde no nosso país. O Prémio Pfizer 2019 – Investigação Básica foi atribuído a João Peça, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e docente no Departamento de Ciências da Vida, FCT, Universidade de Coimbra, por uma investigação na área do autismo.