A investigadora Paula Nabais, professora no Departamento de Conservação e Restauro da NOVA FCT e membro do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV), foi distinguida com uma Bolsa ERC Starting Grant no valor de 1,49 milhões de euros para desenvolver o projeto SCARLET, uma investigação que alia ciência, história e sustentabilidade para transformar o setor têxtil.
Ao longo de cinco anos, o projeto SCARLET irá estudar e recuperar técnicas de tingimento têxtil utilizadas entre os séculos XV e XVIII, com especial enfoque em receitas históricas da Península Ibérica, Itália, Inglaterra e França. A investigação pretende adaptar estas práticas tradicionais — baseadas em corantes naturais — às exigências contemporâneas, promovendo soluções mais sustentáveis para a indústria têxtil.
“Este estudo recupera e valoriza conhecimento passado sobre os corantes naturais usados nos têxteis históricos. Ao unir ciência, história e arte, este projeto abre novas perspetivas para compreender o nosso património cultural e, ao mesmo tempo, oferece soluções sustentáveis para o futuro da comunidade têxtil”, explica Paula Nabais.
Uma das ferramentas centrais do projeto será uma plataforma digital que disponibilizará as receitas históricas interpretadas para aplicação moderna, acessível a empresas, artistas e outros profissionais do setor.
Em Portugal, o SCARLET irá centrar-se na aplicação de cor em três tipos de lã portuguesa — Merino, Bordaleira e Churra — com o objetivo de valorizar este recurso nacional e contribuir para a revitalização do setor têxtil.
A investigação responde diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da União Europeia, propondo alternativas naturais que podem reduzir significativamente a pegada ecológica da produção têxtil.
Esta é a primeira Bolsa ERC atribuída a Paula Nabais, antiga aluna da NOVA FCT, onde concluiu a Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Conservação e Restauro do Património. As bolsas ERC Starting destinam-se a investigadores em início de carreira com projetos de excelência e são financiadas pela Comissão Europeia.