Financiamento permite continuar o estudo sobre a resistência a antibióticos.
O Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC) distinguiu Mariana Gomes de Pinho, investigadora no Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB NOVA), com uma bolsa no valor de 2,6 milhões de euros. A ERC Consolidator Grant (Bolsa de Consolidação, em português), atribuída a cientistas a meio da carreira entre sete e 12 anos de experiência, permite à investigadora continuar o seu estudo sobre a resistência aos antibióticos durante os próximos cinco anos.
Esta é a segunda vez que o trabalho de Mariana Gomes de Pinho é reconhecido pelo Conselho Europeu de Investigação, depois de em 2012 lhe ter sido atribuída uma ERC Starting Grant. Com o financiamento inicial, a investigadora conseguiu construir ferramentas biológicas essenciais ao estudo da biologia da célula e estudar os mecanismos de ação dos componentes antimicrobiais. Com a ERC Consolidator Grant, a investigadora espera agora desvendar a função de outros intervenientes no ciclo de vida da célula bacteriana e contribuir para o aceleramento da descoberta de antibióticos.
Para além de Mariana Gomes Pinho, outros sete investigadores portugueses foram também distinguidos com este financiamento.
Descubra mais sobre o trabalho da investigadora no site do ITQB NOVA.
Fonte: ITQB NOVA