pixel Já são conhecidos os vencedores do Prémio de Jornalismo Económico 2022 | Universidade NOVA de Lisboa

Já são conhecidos os vencedores do Prémio de Jornalismo Económico 2022

A 16ª edição desta parceria entre o Santander e a Universidade NOVA de Lisboa atribuiu o grande prémio a um artigo da revista Exame e distinguiu ainda outros dois trabalhos do jornal Público

O artigo “O Pequeno Investidor Está a Domar o Touro?”, escrito pelos jornalistas Nuno Aguiar e Rui Barroso, da revista Exame, é o grande vencedor da 16.ª edição do Prémio de Jornalismo Económico, uma parceria entre o Santander e a Universidade NOVA de Lisboa.

Publicado em março de 2021, o trabalho mostra o regresso massificado dos pequenos investidores de retalho, justificado pela combinação de vários fatores: “plataformas sem comissões e ‘gamificadas’, redes sociais populares, falta de alternativas conservadoras e um ambiente de subida constante dos mercados”. Os jornalistas dão o exemplo do caso GameStop, que se tornou num símbolo desta nova realidade.

A concorrer na categoria de Mercados Financeiros, ao vencer o Grande Prémio, os jornalistas irão receber um prémio no valor pecuniário de 10.000€.

Na área de Gestão de Empresas e Negócios foi premiado o jornalista Victor Ferreira, do Jornal Público, com o trabalho “Coelima: a têxtil que era grande de mais para cair”, que retrata o historial do desenvolvimento da Coelima, que por três vezes (1991, 2011 e 2021) ameaçou entrar em processo de insolvência e resistiu a todas essas tentativas.

Na categoria de Sustentabilidade e Inovação Empresarial, “A vida inteira com o salário mínimo. “Uma constante dor de cabeça”” foi eleito o melhor artigo desta área, no qual a jornalista Natália Faria, do Jornal Público, narra o quotidiano de três mulheres, na casa dos 40 anos, que desde que começaram a trabalhar recebem o salário mínimo nacional, tendo tido incrementos diminutos ao longo do tempo.

Ao vencerem as respetivas categorias, cada um deles recebe um prémio pecuniário no valor de 5.000 euros.

A cerimónia realizou-se hoje, tendo contado com a participação de Pedro Castro e Almeida, Presidente Executivo do Santander Portugal, e de João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa.

Esta foi a 16.ª edição do Prémio de Jornalismo Económico, que recebeu cerca de 50 candidaturas. Os trabalhos foram avaliados por um júri composto por: Luís Baptista (Presidente Executivo do júri e Diretor da NOVA FCSH), Carla Jorge, Cátia Batista (NOVA SBE), Conceição Zagalo, Helena Garrido, Paulo Pinho (NOVA SBE) e Pedro Coelho (NOVA FCSH).