pixel José Alferes / Diretor da NOVA FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia | Universidade NOVA de Lisboa

José Alferes / Diretor da NOVA FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia

As Ciências e as Engenharias são áreas centrais para a construção de um futuro sustentável. É através das Ciências e das Engenharias que se desenvolve o conhecimento e as ferramentas que permitem fazer, construir, o futuro.  A NOVA FCT ambiciona constituir-se como uma comunidade de referência que, em conjunto com toda a Universidade NOVA, numa perspetiva multidisciplinar, contribui para essa construção de um futuro sustentável.

Construímos um futuro sustentável no desenvolvimento de Ciência com impacto em áreas fundamentais para enfrentar os desafios globais. Construímos um futuro sustentável com inovação tecnológica e transferência de conhecimento com impacto na sociedade. Construímos um futuro sustentável formando uma nova geração que irá, pelo mundo, continuar a construir o futuro.
A formação desta nova geração deve continuar a assentar num ensino alicerçado numa formação sólida de base e com uma forte exposição laboratorial, que caminha lado a lado com produção de conhecimento. Tem sido essa uma marca distintiva da NOVA FCT, que queremos manter, fazendo-a evoluir cada vez mais para um ensino guiado pelos problemas levantados pelos desafios globais. Mas o ensino hoje não se deve limitar às competências científicas e técnicas e é nosso dever promover nos estudantes um espírito aberto e crítico, de liberdade e autonomia que lhes permita não só adaptarem-se a um mundo em constante mudança, mas torná-los protagonistas dessa mudança como atores da Construção do Futuro.
Para que a formação caminhe lado a lado com a produção de conhecimento, temos de ser cada vez mais uma Escola que produz conhecimento, que desenvolve investigação científica competitiva, com reconhecimento internacional, em áreas fundamentais para enfrentar os desafios globais. E essa produção de conhecimento não pode ser desligada da sociedade que nos rodeia, e saberemos fazer a transferência de conhecimento para a sociedade. Só assim conseguiremos ter impacto, e só assim cumpriremos totalmente o nosso compromisso enquanto escola pública de devolver à sociedade a aposta que esta faz em nós.
Estamos bem cientes de que, para responder aos desafios globais atuais, teremos de articular os saberes das várias áreas de Ciências e Engenharias. Isso não bastará; temos de os integrar de forma ainda mais abrangente com outras áreas do conhecimento, em conjunto com toda a NOVA, numa perspetiva verdadeiramente interdisciplinar. Esse é o nosso compromisso com a Universidade, contribuindo para que a NOVA seja uma instituição de referência em atividades interdisciplinares.
A FCT é, e será, tal como a NOVA, uma escola Global e Cívica. Global porque “o seu ensino e a sua investigação decorrerão em ambientes genuinamente internacionais do mais elevado nível”. Cívica porque “toda a sua atividade estará profundamente comprometida com o desenvolvimento sustentável da sociedade, da cultura e da economia da região onde está inserida, do país, da Europa e, ainda, dos países de língua oficial portuguesa.