pixel Lógica do Reitor - abril 2023 | Universidade NOVA de Lisboa

Lógica do Reitor - abril 2023

"A Inovação organizacional na NOVA" -  Mensagem do Reitor para a edição de abril da newsletter Novas da NOVA

"As pessoas são o recurso mais valioso da Universidade, aquele do qual depende, essencialmente, a qualidade do desempenho da sua missão de servir a sociedade através do conhecimento.

Esta preocupação é transversal a toda a NOVA que, por esse motivo, tem como um dos seus objetivos estratégicos até 2030, “atrair e promover o melhor talento nacional e internacional nas suas várias vertentes”, estudantes, académicos e colaboradores.

Os estudantes são a razão de existir da Universidade. E, como é bem-sabido, ministrar um ensino de excelência só é possível se tivermos académicos, professores e investigadores, do mais elevado nível. Estes garantem que, na NOVA, mesmo o ensino tem íntima relação com a investigação e a inovação.

Mas, e é disso que quero agora falar, a importância, hoje, dos profissionais não académicos na determinação da qualidade da actividade e na prossecução da missão de uma universidade de excelência.

Esses profissionais são quem garante a qualidade da informação com a qual se tomam todas as decisões estratégicas, a qualidade dos serviços de apoio ao estudante – desde o seu acolhimento até à sua empregabilidade –, a qualidade do apoio à investigação – dos projectos, dos laboratórios, da disseminação – a qualidade do apoio à inovação – nas questões da propriedade intelectual, na ligação à empresas, na comunicação das histórias de impacto –, a qualidade da transição digital – do ensino, dos processos e serviços – e, em suma, de todas as actividades de suporte que são críticas ao exercício da tripla missão da Universidade: ensino, investigação e criação de valor (ou inovação).

Dada a natureza da missão, as universidades, e certamente a NOVA, não podem ser nunca, nem devem pretender ser, empresas. Mas, mais do que nunca, têm que ser geridas profissionalmente a todos os níveis.

Para testemunhar essa importância e o nosso compromisso com os colaboradores e serviços lançámos este ano os Prémios ADN – Agir Diferente na NOVA, cuja cerimónia de entrega de prémios será celebrada no dia 21 de abril.

Tivemos 46 candidaturas, de todas as entidades constitutivas da NOVA, (as 9 unidades orgânicas, a reitoria e os SAS). Quero agradecer a todas e a todos o empenho e por terem concorrido. 46 candidaturas, que número impressionante!

Simbolicamente agendada para o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, a NOVA distinguirá, primeira vez, as boas práticas implementadas em toda a Universidade, seja a nível de novos processos, serviços ou soluções, seja a nível de novas formas de organização, e num vasto leque de domínios que incluem o apoio aos três eixos de missão da Universidade (Ensino, Investigação e Inovação), mas também aos Estudantes, à Internacionalização, à Cultura, às várias áreas de Gestão, à Sustentabilidade, à Transformação Digital, e muitos outros.

Queremos que a Inovação Organizacional seja, verdadeiramente, parte do nosso ADN. Ganham os nossos serviços, e quem neles trabalha, que se tornam mais eficientes e produtivos; ganham os nossos estudantes, que têm uma experiência académica mais completa, enriquecedora e valorosa; ganham os nossos parceiros na sociedade, que obtêm um nível de satisfação maior na sua interação com a NOVA.

Em suma, ganha a Universidade, pois ao aliar progresso tecnológico, à melhoria de processos e à satisfação das pessoas que fazem parte da sua organização, consegue-se optimizar os resultados e motivar os profissionais do ensino superior a criar formas inovadoras de cumprir o desígnio principal da NOVA – aquele que nos deve mover a todos, sempre – e que é a excelência do serviço prestado à Sociedade."