pixel Lógica do Reitor - fevereiro 2023 | Universidade NOVA de Lisboa

Lógica do Reitor - fevereiro 2023

Comentário mensal publicado na newsletter Novas da NOVA

"Fazer ciência, investigar, na Europa. Esta é a condição de qualquer universidade, faculdade, instituto, ou unidade de investigação em Portugal. O nosso país não tem dimensão para ter uma visão ou estratégia diferentes desta. Ciência, qualquer tipo de ciência, das artes à tecnologia, em Portugal é na Europa. A situação é, aliás, similar, com adaptações de escala, a todos os países da União Europeia (UE). Situações diferentes, dadas as escalas, serão, por exemplo, os EUA e a China. A Universidade Nova de Lisboa (NOVA) não é, como é óbvio, excepção.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia sendo muito meritória e absolutamente necessária, não é, de todo, suficiente para apoiar a nossa investigação. Nem seria sequer razoável esperar, ou reivindicar, que o fosse. Deve apoiar e apoia, não pode sustentar e não sustenta.

É claro que as agendas do conhecimento são globais, e não regionais, como também o são as mais bem-sucedidas redes de grupos de investigadores. Na saúde, na tecnologia, com as pandemias, com as energias renováveis, os exemplos multiplicam-se.

Mas, o financiamento da ciência, a cultura subjacente a esse financiamento – por exemplo, o sentido de serviço público que lhe está associado – e a política na qual essa cultura se materializa é regional, não é global. A UE e a China, por exemplo, não têm a mesma cultura associada ao acto de ‘fazer ciência’. Investigar em Portugal, na NOVA, é na Europa. São os financiamentos europeus e as alianças na Europa que atestam o nosso mérito e fazem a diferença.

Merecem, por isso, especial destaque todos os projectos da NOVA que receberam ou recebem esses financiamentos – agora do Horizonte Europa – e materializam essas alianças. Sendo aqui impossível mencionar todos, de todos a NOVA se orgulha e a cada um agradece. Menciono dois dos mais recentes: Teaming for Excellence, em Biomedicina, liderado por António Jacinto (da NOVA Medical School), 3º classificado na Europa, 30 milhões de euros (o outro projecto equivalente em Portugal ficou em 12º lugar e teve 2/3 do financiamento), num total de 42 projectos concorrentes e 12 projectos aprovados; e a ERC Consolidator Grant, de Susana Viegas (NOVA FCSH), na área da Filosofia e do Cinema, única em Portugal, 1,7 milhões de euros. Muitos parabéns! O maior sucesso para ambos e para os seus projectos. Como se vê, “há para todos os gostos”, isto é, todas as áreas do saber.

Fazer ciência e investigar em Portugal, na NOVA, é na Europa."

*O texto não segue a grafia do Acordo Ortográfico