pixel Lógica do Reitor - março 2024 | Universidade NOVA de Lisboa

Lógica do Reitor - março 2024

Na sua missão de servir a sociedade através do conhecimento, decisiva para o futuro do país, a Universidade NOVA de Lisboa tem nas pessoas que formam a sua comunidade, todas elas, o seu recurso mais valioso.  

Dos vários grupos que pertencem a esta comunidade, encontram-se os profissionais não académicos, cujo trabalho contribui diariamente para o bom funcionamento dos serviços que suportam toda a atividade da Universidade, apoiando, das mais diversas formas, as suas decisões estratégicas e as iniciativas que as concretizam, e dos quais dependem, em boa parte, a qualidade do nosso desempenho e a concretização dessa missão. 

As universidades não são empresas, nem devem pretender sê-lo. Contudo, cada vez mais, as universidades necessitam de ser geridas profissionalmente, para entregarem os serviços inerentes à sua missão com o nível de excelência que eles têm que ter e nos contextos de cada vez maior complexidade e dinamismo que marcarão o exercício das atividades de ensino, investigação e inovação. 

Reconhecer a importância destes profissionais é da mais elementar justiça institucional. Mas é, também, essencial para promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo, e para criar uma comunidade inclusiva e colaborativa, onde todos os membros são valorizados pelo seu papel no alcance dos objetivos desta instituição e se sentem, por isso, comprometidos com ela e parte integrante dos seus desafios e sucessos. 

É nesse espírito que tenho o prazer de lembrar que estão a decorrer as candidaturas para a segunda edição dos Prémios ADN – Agir Diferente na NOVA, criados com a finalidade de reconhecer as práticas mais inovadoras desenvolvidas em equipa por estes profissionais. O regulamento destes Prémios foi deliberadamente alterado para permitir a existência de mais projetos premiados e para garantir a presença e coordenação desses projetos pelos profissionais não académicos. 

Encorajo, por isso, todas e todos os nossos profissionais técnicos a submeterem as vossas contribuições, até ao final deste mês, para que a excelência do vosso trabalho, que é essencial para o sucesso da NOVA, continue a ser reconhecida e a estimular a inovação de forma transversal por toda a Universidade. Precisamos das vossas ideias e iniciativas inovadoras. Concorram.