pixel Lógica do Reitor – Novembro: ‘Aquele abraço’ aos valores fundamentais da NOVA  | Universidade NOVA de Lisboa

Lógica do Reitor – Novembro: ‘Aquele abraço’ aos valores fundamentais da NOVA 

No passado dia 31 de outubro, a Universidade NOVA de Lisboa passou a contar com um notável novo membro na sua Comunidade, com a atribuição do Doutoramento Honoris Causa ao cantor, compositor, escritor, antigo ministro da Cultura brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras, Gilberto Gil. 

A atribuição de um Doutoramento Honoris Causa, sendo a mais elevada honra académica concedida a indivíduos que tenham feito um contributo notável à sociedade, constitui também uma forma simbólica de reforçar os valores da Universidade que essa pessoa representa, criando uma oportunidade para reconhecer e celebrar essas contribuições. 

Com esta distinção, a NOVA reconheceu, não só o contributo de Gilberto Gil à cultura no mundo e, em particular, à língua portuguesa, mas também o exemplo de cidadania e de compromisso com a defesa da liberdade, da diversidade e da democracia, valores nos quais esta Universidade se revê e que, com esta honra, procurou promover publicamente junto da sociedade, inspirando todas e todos que dela fazem parte a seguirem esses valores nas suas próprias vidas e ações. E fê-lo num momento particularmente simbólico: o ano em que a NOVA comemora o seu quinquagésimo aniversário,  o que constitui uma excelente oportunidade para festejarmos os valores da nossa universidade. 

A atribuição do Doutoramento Honoris Causa a Gilberto Gil serviu também de prelúdio para a celebração do mês da Diversidade e Inclusão na NOVA, que decorrerá ao longo do mês de novembro, e no qual serão desenvolvidas várias iniciativas relacionadas com estas temáticas, um pouco por toda a universidade, culminando com a cerimónia oficial de celebração dos 50 anos da fundação da NOVA, no final do mês.  

O Dia da NOVA deste ano será uma oportunidade para honrar as conquistas passadas, celebrar as realizações do presente, mas sobretudo para pensar e olhar o futuro, à luz dos desafios e oportunidades que vêm por aí.  

A preparação para o futuro passará, inevitavelmente, pela adaptabilidade, enquanto princípio transversal que permeia todas as áreas de missão da universidade - ensino, investigação e inovação – pois à medida que a sociedade e o mundo continuam a evoluir, é essencial que sejamos capazes de nos adaptar e abraçar a mudança, sem perder de vista os valores que nos definem enquanto membros da Comunidade NOVA. 

Viva a NOVA e que venham os próximos cinquenta anos!