pixel Miguel de Castro Neto | Diretor da NOVA Information Management School | Universidade NOVA de Lisboa

Miguel de Castro Neto | Diretor da NOVA Information Management School

Na era da economia do conhecimento, os dados constituem a nova fronteira do progresso, impulsionando a inovação e eficiência nas organizações, além de serem a mola propulsora do desenvolvimento económico e dos avanços das sociedades.  

Nascida em 1990 como Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação e tendo os dados no seu ADN, a NOVA IMS soube acompanhar e moldar o seu ensino ao ritmo do desenvolvimento desta disciplina, que testemunhou notáveis avanços na última década, nomeadamente com a ascensão das tecnologias associadas à inteligência artificial e à ciência de dados.  

Face à crescente procura, a NOVA IMS respondeu com um crescimento expressivo de 300% no número de admissões desde 2013 e ampliou significativamente a sua oferta formativa, perante as novas necessidades de qualificação e requalificação de competências. Hoje, disponibilizamos um vasto leque de programas que refletem a amplitude da disciplina e as exigências do mercado, onde se incluem licenciaturas, pós-graduações, mestrados e formações executivas, abrangendo áreas tão diversas quanto a Ciência de Dados, Business Intelligence, Finanças e Seguros, Geo Informatics, Saúde, Data-driven Marketing ou Sistemas de Informação.  

Perante os desafios impostos pela globalização, digitalização e emergência climática, a NOVA IMS espelha hoje a diversidade global, com alunos de 100 nacionalidades, adotando o inglês como língua de ensino. Mantemos o compromisso inabalável com a excelência académica, refletido no reconhecimento internacional através do ranking Eduniversal, com sete dos nossos programas de mestrado e pós-graduação entre os melhores do mundo, incluindo dois líderes a nível global, juntamente com numerosas acreditações e parcerias internacionais.  

No entanto, nada ilustra melhor a nossa credibilidade do que o pleno emprego de todos os nossos estudantes no prazo de um mês após a conclusão das respetivas licenciaturas. Os desafios de ontem persistem como desafios atuais, especialmente num campo do conhecimento em constante evolução e crescimento.  

Em linha com o nosso lema “Data with purpose”, renovamos o compromisso de sempre, com uma ambição acrescida - a construção de novas instalações Smart, Sustainable & Social – para continuar a moldar o nosso futuro comum e a enfrentar os desafios que nele se colocam.