pixel NIMSB e BIMSB “juntos” em NOVA missão científica   | Universidade NOVA de Lisboa

NIMSB e BIMSB “juntos” em NOVA missão científica  

A NOVA e o Max Delbrück Center for Molecular Medicine reuniram-se num encontro estratégico sem precedentes

A Universidade NOVA e o Max Delbrück Center for Molecular Medicine (Berlim) reuniram-se esta segunda-feira num encontro estratégico sem precedentes em Portugal, que decorreu na Reitoria da NOVA, em Lisboa, com vista à criação do Nova Institute for Medical Systems Biology (NIMSB): um novo centro de excelência que visa aplicar tecnologias biomédicas e digitais emergentes e soluções inovadoras no âmbito da saúde. Desenvolver os sectores da biotecnologia e das tecnologias da informação constitui o objetivo do NIMSB que se propõe aumentar a produtividade, o crescimento económico bem como a criação de empregos. 

Entre as 10:00 e as 13:00, oradores e participantes de diferentes backgrounds reuniram-se no auditório A para discutiram temas de impacto internacional que emergem desta parceria estratégica, dos quais se destacam: a necessidade de existirem terapias personalizadas e soluções de valor para os pacientes, a urgência de apostar na prevenção precoce de doenças crónicas (de que é exemplo o cancro), a partilha de informação entre doentes que devem estar envolvidos em diferentes iniciativas e em distintas fases do processo trazendo um novo ângulo à investigação global. 

“Move Medicine to a prevention process” é o objetivo de Nikolaus Rajewsky, fundador e diretor científico do Berlim Institute for Medical Systems Biology (BIMSB, MDC), para quem a evolução da medicina molecular é a chave-mestra do sucesso que depende da colocação de questões clínicas importantes. Perceber o conteúdo molecular, a forma como este interage com as células, a deteção singular das mesmas e como estas se agrupam são dados essenciais que podem melhorar o sistema europeu de saúde.  

Para António Jacinto, coordenador do NIMSB, urge “juntar este ecossistema/esta rede” e perceber que tipo de atividades e projetos é necessário congregar em prol de um resultado final colaborativo e inovador que “fale a mesma língua” e com aplicabilidade personalizada, lutando por um “financed protected time” para os médicos cientistas. O professor Norbert Hübner, investigador do BIMSB, resume o objetivo final: “encontrar biomapas aplicáveis massivamente”.