NOVA acolhe cinco jovens profissionais no âmbito de programa europeu de excelência em propriedade intelectual 

1 de Outubro, 2025

A Universidade NOVA de Lisboa acolhe, até ao final de 2025, cinco jovens profissionais no âmbito do programa Pan-European Seal Young Professionals Programme, promovido pelo Instituto Europeu de Patentes (EPO). Esta iniciativa visa proporcionar experiência prática e altamente qualificada a jovens talentos europeus na área da propriedade intelectual (PI) e da transferência de conhecimento.  

A NOVA tem vindo a participar ativamente neste programa, contribuindo, não só, desta vez, como instituição de acolhimento, mas, também, apoiando a pré-seleção de alunos seus, que integram anualmente esta rede europeia. 

Os cinco profissionais agora destacados irão integrar diferentes unidades da Universidade: dois na Reitoria, através do gabinete NOVA Impact, um na FCT NOVA, um no ITQB NOVA e outro na NMS. Durante o período de destacamento, previsto de outubro até dezembro de 2025, os jovens profissionais irão colaborar em diversas atividades ligadas à gestão da PI, à inovação e à valorização do conhecimento gerado na NOVA. 

Durante o período de destacamento, os jovens profissionais irão apoiar a identificação de projetos e investigadores com potencial para proteção intelectual, colaborar na gestão e valorização do portefólio de propriedade intelectual da Universidade, promover a ligação entre investigadores e o tecido empresarial, apoiar a criação de spin-offs e a negociação de tecnologias, bem como contribuir para a otimização de processos internos e para a redefinição de indicadores de desempenho na área da transferência de conhecimento.  

Esta colaboração reforça o compromisso da NOVA com a criação de valor social e económico a partir da investigação científica, bem como com o fortalecimento das suas capacidades internas nas áreas da inovação e do empreendedorismo, a par da ligação às mais importantes organizações no que concerne à propriedade intelectual. Através desta participação, a NOVA consolida a sua posição enquanto universidade europeia de referência na valorização do conhecimento e no apoio a jovens talentos que procuram ampliar as suas competências e transformar ideias em impacto real na sociedade.