pixel NOVA assinala Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência  | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA assinala Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência 

“Mulheres na Liderança Científica: Uma Nova Era para a Sustentabilidade” é o tema adotado para celebrar a data em 2024. 

A celebração do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, a 11 de fevereiro, por resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2015, procura promover a igualdade, no acesso e na participação, das mulheres na Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (conhecidas pela sigla inglesa STEM), encorajando-as procurar carreiras nestes domínios.  

Este objetivo pode alcançar-se pela eliminação de barreiras e estereótipos que historicamente têm limitado a participação das mulheres nas STEM, assim como através da visibilidade das suas conquistas. Em particular, o tema adotado para celebrar a data em 2024 - “Mulheres na Liderança Científica: Uma Nova Era para a Sustentabilidade” - pretende debater a sub-representação das mulheres nos processos de tomada de decisão e em posições de liderança na ciência, essenciais para a realização dos três pilares do desenvolvimento sustentável, nomeadamente a prosperidade económica, a equidade social e a responsabilidade ambiental. 

Tornar visível o trabalho desenvolvido por professoras, investigadoras e alunas é já um compromisso da NOVA reforçado após a adoção do Plano de Igualdade de Género, em 2021, e traduzido na regular divulgação pública de prémios, projetos, publicações ou conclusão de dissertações e teses.  

Dentro do universo NOVA há vários exemplos de iniciativas e boas práticas:  a revista científica Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher que a NOVA FCSH publica desde 1999, retratos, entrevistas e estudos sobre mulheres cientistas estrangeiras e portuguesas; a NOVA FCT  é uma das parceiras fundadoras da Aliança para a igualdade nas TIC, e a NOVA School of Law aprovou, em setembro de 2023, um Guia para a Diversidade, Inclusão e Não Discriminação, para promover a igualdade de género e  a diversidade em eventos institucionais, júris e painéis  e nos planos de estudo dos cursos. 

“Na Universidade NOVA, temos o privilégio de contar com investigadoras brilhantes e inovadoras, cujas contribuições têm impacto não apenas local, mas também global, apoiando muito do reconhecimento que a NOVA tem hoje enquanto universidade de excelência. É, por isso, essencial continuar a apoiar e inspirar a participação das mulheres e raparigas na ciência, proporcionando um ambiente inclusivo que acolhe as suas aspirações, estimula o seu crescimento e reconhece os seus sucessos. A celebração de hoje é uma chamada de atenção para as barreiras que ainda persistem, mas também uma mensagem de esperança: assegurar o direito à igualdade de oportunidades faz a diferença”, afirma Ana Rita Marante, Administradora da Universidade NOVA de Lisboa. 

Entre as propostas da NOVA para fazer avançar os desígnios do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência estabelecidos para 2024, destacam-se a promoção da liderança das mulheres entre os objetivos do projeto ULEAD4ALL em desenvolvimento pelo Gabinete de Igualdade e Inclusão da Reitoria da NOVA, o curso WLP- Women’s Leadership Program (inscrição para a edição de 2024 já disponível) ou o projeto de investigação “Mulheres na Economia Azul” do centro de investigação NOVA Ocean