pixel NOVA assume parceria com Prémios Alfredo da Silva | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA assume parceria com Prémios Alfredo da Silva

A Universidade NOVA de Lisboa afirma-se como uma das parceiras dos Prémios Alfredo da Silva, que têm por objetivo apoiar projetos de investigação científica. Esta é uma iniciativa da Fundação Amélia de Mello no âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento do maior industrial português do século XX. O lançamento dos concursos para a atribuição dos prémios decorrerá online, no dia 26 de janeiro, às 16h, estando prevista a apresentação de um “teaser” do documentário sobre a vida e o legado de Alfredo da Silva. A sessão será presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Contará ainda com várias intervenções, entre elas do Reitor da NOVA, João Sàágua; do Vice-Reitor da NOVA responsável pela NOVA Health, José Fragata; do Presidente da Fundação Amélia de Mello, Vasco de Mello; do Presidente da Direção do BCSD Portugal, João Castello Branco e também da Presidente da Direção da COTEC Portugal, Isabel Furtado. 

No total, serão abertos três concursos nacionais aos Prémios Alfredo da Silva no sentido de distinguir projetos nas seguintes áreas: Empreendedorismo; Inovação Tecnológica, Mobilidade e Indústria; e Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde. A atribuição do prémio destinado a apoiar o projeto de investigação científica com foco na Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde terá curadoria científica da Universidade NOVA de Lisboa, através da plataforma NOVA Health. Dentro deste domínio, de acordo com o regulamento do concurso, poderão ser “contemplados projetos em áreas científicas como a sustentabilidade social, económica e política”. 

No que respeita ao prémio de Empreendedorismo, a bolsa será atribuída pela Fundação, tendo em conta o parecer do júri, criado ao abrigo do protocolo com a BCSD Portugal. Por sua vez, o prémio Inovação Tecnológica, Mobilidade e Indústria será atribuído ao abrigo do protocolo com a COTEC Portugal.

O período de candidaturas decorrerá entre os dias 26 de janeiro e 31 de maio de 2021. Os projetos vencedores serão anunciados em Junho do ano corrente. O público-alvo desta iniciativa são os investigadores, integrados ou não nas Universidades e Institutos Politécnicos de Portugal, com projetos de investigação, que podem ou não estar ligados à elaboração de provas de grau académico. Os três melhores projetos serão premiados, cada um, com uma bolsa de investigação no valor de 25 mil euros.

 

Mais informações:

Assistir ao lançamento dos Prémios

Sobre os prémios