pixel NOVA celebra Dia Internacional das Mulheres | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA celebra Dia Internacional das Mulheres

“Investir nas mulheres: acelerar o progresso” é o lema deste ano e visa alertar para a dificuldade de cumprir os desafios da Agenda 2030, perante a falta de financiamento de medidos para promover a igualdade de género.

O Dia Internacional das Mulheres é observado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) desde 1977. Apesar dos avanços alcançados nos direitos formais das mulheres ao longo dos anos, a igualdade de facto entre homens e mulheres não é ainda uma realidade, sendo fundamental acelerar o alcance dessa meta.    

“As Universidades podem e devem ter um papel importante em acelerar a igualdade de género – seja através da oferta de cursos que abordem as questões de género, seja através do estímulo à participação e visibilidade das mulheres nas áreas onde tradicionalmente estão sub-representadas, como é o caso das áreas STEM, seja ainda pela promoção de um ambiente de trabalho que permita um equilíbrio entre vida profissional e pessoal. No caso da NOVA, é pioneira em Portugal na inclusão dos Estudos sobre as Mulheres, de Género e Feministas nos currículos académicos e na investigação nesta área, tendo adotado um Plano de Igualdade de Género com medidas concretas para promover a paridade entre mulheres e homens”, sublinha Isabel L. Nunes, vice-reitora da Universidade NOVA de Lisboa. 

A Universidade NOVA associa-se às celebrações que globalmente promovem o apoio às mulheres, com várias atividades que honram as suas conquistas e sensibilizam para a discriminação. 

  • 7 de março na NOVA School of Law 

Mesa redonda “O que significa ser uma Mulher em Direito?”

  • 8 de março na Nova SBE 

Sessão sobre igualdade de género na Biblioteca Teresa e Alexandre Soares dos Santos, dinamizada pela Professora Daniela Schmidt, a partir da leitura de um excerto do livro "Invisible Women", de Carolina Perez. 

Inauguração da Exposição "Nem mais um dia normal", em colaboração com a APAV-Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, centrada na violência sexual e no assédio contra as mulheres.  

Pintura de mural alusiva ao Dia Internacional das Mulheres num edifício perto do campus da Nova SBE, pela artista Jacqueline Montaigne

Mesa redonda “Mind the (Gender) Gap” no Instituto Haddad, seguida de workshop com vista à elaboração de um compromisso sobre igualdade de género.  

 

 

 

Saiba mais sobre a oferta formativa da NOVA nesta área e áreas relacionadas: 

Mestrado em Estudos sobre as Mulheres. As Mulheres na Sociedade e na Cultura 

Doutoramento em Estudos de Género 

Curso de Pós-Graduação sobre Mutilação Genital Feminina  

Women`s Leadership Program 

Curso de Longa Duração Literatura de Mulheres e Resistências Literárias  

Curso de Longa Duração Mulheres Compositoras: Historia da composição no Feminino desde a Idade Média até ao Século XXI.