NOVA colabora em manual de boas práticas sobre impacto da pandemia na (des)igualdade de género

29 de Abril, 2022

A pandemia da COVID-19 teve um impacto desigual em pessoas com responsabilidades enquanto cuidadoras – particularmente nas mulheres. Se, em muitos casos, a pandemia veio exacerbar desigualdades pré-existentes na nossa sociedade, na Academia e na Investigação as dinâmicas de género enfrentaram novos desafios potenciados pela pandemia. O projeto Scientific and Academic Gender (in)equality during COVID-19 (SAGE19) e o manual de boas práticas, surgem para dar resposta relativamente ao impacto provocado pela COVID-19 nas desigualdades de género em Portugal, nomeadamente no contexto académico.

As investigadoras Sofia Miguel e Filipa Marques referem a importância deste Manual de Recomendações no sentido de mitigar os potenciais efeitos de uma pandemia ou crise sanitária futuras: “Quando fomos convidadas para colaborarmos com esta equipa e neste projeto, não hesitámos! O impacto que a pandemia teve no dia-a-dia de todos foi exacerbado de uma forma que não era possível prevermos e com desafios acrescidos. Com este manual, tentámos garantir uma linha de conduta, avaliação e monitorização que vai permitir às Instituições de Ensino Superior e aos Institutos de Investigação mitigarem os efeitos deste tipo de situações no futuro.”

A equipa da NOVA do projeto Europeu SPEAR participou no desenvolvimento deste manual de boas práticas, numa estreita colaboração com a equipa liderada pela investigadora do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Thais França, que coordenou o projeto.