A Universidade NOVA de Lisboa e a Royal Academy of Science International Trust (RASIT) assinaram, esta terça-feira, 22, um protocolo de colaboração, reforçando o compromisso conjunto com a ciência, a educação e o desenvolvimento sustentável.
A cerimónia contou com a presença do Reitor da NOVA, João Sàágua, e de Sua Alteza a Princesa Nisreen El-Hashemite, diretora executiva da RASIT, estabelecendo as bases para futuras iniciativas conjuntas.
A RASIT é uma organização não-governamental internacional com estatuto consultivo junto das Nações Unidas, dedicada à promoção da ciência, educação, cultura, equidade e justiça social. Destaca-se pelo apoio à capacitação de mulheres no meio académico e científico, bem como pela iniciativa global Science In Braille, que promove a inclusão de pessoas cegas e com deficiência visual nas áreas STEMM.
Fundadora da Women in Science International League e impulsionadora da resolução da ONU que instituiu o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência (11 de fevereiro), a Princesa Nisreen El-Hashemite é uma cientista e ativista reconhecida internacionalmente, com formação em genética humana e percurso académico na University College London e na Harvard Medical School.
O protocolo agora assinado visa fomentar sinergias em áreas como o empreendedorismo, a promoção da paz através da cultura e o empowerment de grupos vulneráveis, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.