pixel NOVA e Universidade de São Paulo assinam acordo de cooperação estratégica | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA e Universidade de São Paulo assinam acordo de cooperação estratégica

A parceria promoverá o intercâmbio de docentes, investigadores, estudantes e staff das duas instituições, visando alcançar toda a América Latina 

A Universidade NOVA de Lisboa e a Universidade de São Paulo (USP) assinaram esta semana um acordo de cooperação académica, numa cerimónia que decorreu no Brasil, perante dirigentes das duas universidades.  

Trata-se de uma parceria que prevê uma maior colaboração e intercâmbio de professores, investigadores, estudantes e staff de ambas as instituições.   

“Esse é o encontro de duas universidades que já se conhecem e têm diversos protocolos pontuais”, destacou o Reitor da NOVA, João Sàágua. “Agora, iremos assinar um protocolo mais institucional, demonstrando que há o compromisso firme de aprofundar e desenvolver um segundo nível de colaboração.”  

Por seu lado, o Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior destacou as prioridades da inovação e do desenvolvimento sustentável, que vão também ao encontro do compromisso da NOVA com a responsabilidade social e ambiental. "Temos uma agenda bastante semelhante e com certeza podemos fortalecer nossas parcerias nos próximos anos”, afirmou. 

Agora, está já previsto um workshop em 2023 com a participação de investigadores portugueses e brasileiros em áreas afins e está igualmente em cima da mesa a intenção de, no futuro, as duas universidades estabelecerem programas que concedem grau universitário. 

Sublinhe-se que a NOVA e a USP já tinham assinado 16 acordos e mantêm parcerias regulares, que resultaram, nos últimos dez anos, em 944 produções científicas conjuntas em áreas como Física, Astronomia, Medicina e Engenharia. 

Criada em 1934, a USP é uma universidade pública com mais de 58 mil alunos, sendo responsável por mais de 20 por cento da produção científica brasileira. No recente ranking elaborado pela QS foi considerada a melhor universidade do Brasil e a segunda melhor em toda a América Latina.