NOVA FCT vai ter o primeiro Espaço Cidadão numa universidade

AMA FCT

16 de Julho, 2024

Entre os serviços disponíveis no Espaço Cidadão da NOVA FCT estarão a renovação da Carta de Condução, a alteração da morada do Cartão de Cidadão, a solicitação do Cartão Europeu de Seguro de Doença, a realização de serviços e-fatura, entre muitos outros.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT assinou esta terça-feira, 16, um memorando de entendimento com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) para a criação do primeiro Espaço Cidadão numa instituição de ensino superior em Portugal. Este marco representa um passo significativo na prestação de serviços públicos em ambiente académico.

O Espaço Cidadão é uma iniciativa que visa centralizar vários serviços de diferentes entidades num único ponto de atendimento, facilitando o acesso a serviços essenciais da administração central, local e de entidades privadas de interesse público. Este novo espaço na NOVA FCT permitirá aos estudantes, funcionários e à comunidade local tratar de diversos assuntos administrativos de forma mais conveniente e eficaz.

Entre os serviços disponíveis no Espaço Cidadão da NOVA FCT estarão a renovação da Carta de Condução, a solicitação de nova senha ou caderneta predial junto da Autoridade Tributária, a apresentação de despesas junto da ADSE, questões relacionadas com emprego e formação profissional, a alteração da morada do Cartão de Cidadão, a solicitação do Cartão Europeu de Seguro de Doença e a realização de serviços e-fatura, entre muitos outros.

Existem atualmente mais de 800 Espaços Cidadão espalhados por Portugal, integrados em Lojas de Cidadão e pontos de atendimento da administração local, formando uma rede em expansão. A abertura deste novo ponto na NOVA FCT representa um avanço importante para a descentralização e melhoria do acesso aos serviços públicos, e reflete o compromisso da instituição de ensino superior com a inovação e a excelência no serviço à comunidade.

“Estamos muito entusiasmados com a assinatura deste protocolo que vai possibilitar a criação do primeiro Espaço Cidadão numa faculdade. Este memorando de entendimento marca um marco significativo não apenas para a nossa faculdade, mas para todo o ensino superior em Portugal”, refere José Júlio Alferes, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa | NOVA FCT.

A abertura do Espaço Cidadão na NOVA FCT deverá decorrer até janeiro de 2025, seis meses depois da assinatura deste protocolo entre a faculdade e a AMA.

Sobre a Faculdade Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT: 

A NOVA FCT é uma das principais faculdades de Ciências, Engenharia e Tecnologia de Portugal, reconhecida pelo seu carácter inovador, imersa num ecossistema empreendedor que se caracteriza pela forte ligação ao tecido empresarial e pela sua comunidade de start-ups. Fundada em 1977, na zona da Caparica, o campus universitário é o maior do país, com cerca de 8500 estudantes, 501 docentes, 300 investigadores, 243 funcionários e mais de 1000 projetos. O reconhecimento da sua oferta educativa traduz-se pelo preenchimento a 100% das vagas que oferece e é repercutido no índice de empregabilidade acima da média. O perfil diferenciador da Faculdade Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa caracteriza-se também pela resposta à dinâmica e exigência do mercado de trabalho, valorizando a integração das soft skills na sua dimensão pedagógica, através do Perfil Curricular.

A NOVA FCT acolhe 16 centros de investigação reconhecidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A qualidade científica reflete-se também na produção científica, com publicações no TOP 10 das principais revistas internacionais da especialidade, sendo o espaço de ensino português com maior concentração de laboratórios CoLABs (9) e Bolsas European Research Council -ERC (17). O resultado deste desempenho é a integração da faculdade nas prestigiadas redes de universidades tecnológicas CESAER, EUTOPIA, University Industry Innovation Network e Young European Research Universities Network e parcerias com universidades europeias e americanas.

Além dos 15 hectares construídos, a faculdade vai expandir-se para os 17 hectares restantes, uma expansão que inclui a infraestrutura de ciência e tecnologia Madan Parque. Os planos de expansão demonstram que a NOVA FCT é uma escola orientada para o futuro, sempre baseada numa investigação internacional de vanguarda.

Mais informações: https://www.fct.unl.pt/pt-pt