A Universidade NOVA de Lisboa manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Francisco Pinto Balsemão, a quem teve a honra de atribuir o título de Doutor Honoris Causa em 2010.
Figura incontornável da história recente de Portugal, Francisco Pinto Balsemão distinguiu-se como jornalista, empresário, político e primeiro-ministro, tendo desempenhado um papel decisivo no próprio estabelecimento e maturidade da democracia portuguesa.
A sua ação profundamente transformadora no panorama dos media e da comunicação social marcou várias gerações e contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento de uma sociedade mais informada e plural.

Francisco Pinto Balsemão manteve sempre uma ligação à Universidade, tendo sido presidente do Conselho de Faculdade da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA e professor associado convidado no Departamento de Ciências da Comunicação.
A NOVA recorda com admiração o percurso de um homem de Estado e da cultura, cuja visão deixou uma marca duradoura na vida pública portuguesa.
