NOVA lança polo dedicado à engenharia aeroespacial em Cascais

4 de Julho, 2025

A Universidade NOVA de Lisboa (NOVA) vai criar um polo da Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA FCT), dedicado à engenharia aeroespacial, num terreno de 20 hectares junto ao Aeródromo Municipal de Cascais. A escritura da cedência desse terreno pela Câmara Municipal de Cascais foi assinada esta sexta-feira, 4 de julho, e marca o início de um projeto que visa reforçar a formação, investigação e transferência de conhecimento no setor aeroespacial.

 “Este novo polo da NOVA FCT será também o berço de uma ideia pioneira no contexto nacional: o conceito de “aeroporto universitário” — um espaço onde a formação académica, a investigação científica e a experimentação em contexto real se cruzam com a mobilidade aérea, a engenharia avançada e a sustentabilidade. Um lugar onde se aprende, se investiga, se inova e se voa”, mencionou, durante a cerimónia, José Júlio Alferes, Diretor da Faculdade. “A NOVA FCT acredita, profundamente, que o futuro se constrói em conjunto. Que universidades, autarquias e empresas devem trabalhar lado a lado, com uma visão partilhada e uma ambição comum. É isso que está hoje em causa: a criação de uma plataforma de colaboração duradoura, que sirva os estudantes, os investigadores, as empresas, a região e o país”, acrescenta.

 A nova unidade da NOVA FCT será a quarta presença da Universidade no concelho de Cascais.

Para João Sàágua, Reitor da NOVA, representado no evento pelo Pró-Reitor, José Branco, “a NOVA, através da NOVA FCT, quer colocar Portugal entre os países que apostam com seriedade no setor aeroespacial como eixo de soberania, inovação disruptiva e futuro. Este terreno que nos é confiado é mais do que solo: é terreno fértil para ideias que queremos fazer crescer, voar… e, quem sabe, orbitar. Estamos prontos para honrar esta confiança da Câmara Municipal de Cascais e dos nossos muitos parceiros com trabalho, seriedade, ambição e resultados.”

A instalação deste campus vem consolidar o posicionamento da NOVA em áreas de engenharia de ponta e contribuir para o desenvolvimento económico e social de uma região com grande potencial de expansão.