pixel NOVA marca presença na reunião do EDLab sobre design do modelo do European Degree Label   | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA marca presença na reunião do EDLab sobre design do modelo do European Degree Label  

O encontro decorreu em Lyon e reuniu 19 representantes das 4 alianças de universidades europeias envolvidas no projeto: Arqus, Enlight, SEA-EU e EUTOPIA, a aliança de que a NOVA faz parte.  

Os participantes do projeto EDLab "European Degree Label Institutional Laboratory" que visa avaliar as necessidades para a implementação de diplomas conjuntos a nível europeu (EDLab) voltaram a reunir-se, desde vez na cidade francesa de Lyon – desta vez para debater tópicos como o mapeamento e triagem dos programas feitos conjuntamente, design e modelo para o selo dos graus conjuntos e ainda as credenciais digitais para cursos comuns. Em representação da Universidade NOVA de Lisboa esteve a Vice-Reitora Isabel Nunes, que tutela a área da Qualidade e coordena o projeto na NOVA. 

Os resultados das várias reuniões serão cruciais na conceção de um modelo para criar um certificado europeu – European Degree Label.  

Até agora, o projeto EDLab organizou 2 encontros sobre o tema: o primeiro com uma abordagem introdutória sobre o contexto da política europeia para a experimentação do European Degree Label, e o segundo mais focado nos atuais cenários nacionais e desafios na acreditação de programas conjuntos.  

Ambos estão disponíveis no canal Youtube do projeto.  

O projeto EDLab "European Degree Label Institutional Laboratory" arrancou no dia 7 de março, em Bruxelas, e conta com um financiamento de 200 mil  euros para o período de um ano atribuído pela Comissão Europeia em janeiro deste ano, esta é uma das seis ações aprovadas para analisar e testar as necessidades específicas da implementação de diplomas conjuntos europeus e do European Degree label.  

Este último consiste numa iniciativa aprovada pela Comissão Europeia para facilitar a emissão de diplomas, graus e certificados conjuntos em todo o Espaço Europeu do Ensino Superior, ultrapassando as barreiras existentes na cooperação transnacional e propagando critérios universais ligados aos programas conjuntos correspondentes. 

Coordenado pela Universidade de Granada, o EDLab reúne 13 universidades de Espanha, Portugal, Itália, França e Bélgica, representando quatro alianças universitárias europeias - Arqus, ENLIGHT, SEA-EU e EUTOPIA, a aliança de que a NOVA faz parte. Conta também com uma extensa rede de parceiros associados, um total de 35, incluindo ministérios nacionais e agências de garantia de qualidade, redes universitárias europeias e mundiais, associações de estudantes e de ex-alunos, e outras universidades parceiras das quatro alianças.