NOVA marca presença no Encontro Nacional MetaRed e lança rede dedicada à Sustentabilidade

24 de Novembro, 2025

O Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, Paulo Pereira, e a Pró-Reitora com a tutela da Sustentabilidade, Júlia Seixas, marcaram presença no Encontro Nacional MetaRed TIC, X e S Portugal 2025, que decorreu na Universidade de Évora no passado dia 19, e, pela primeira vez, reuniu as três redes nacionais dedicadas à transformação digital, ao empreendedorismo universitário e à sustentabilidade e responsabilidade social.  

““As instituições de ensino superior estão empenhadas em pensar o futuro de forma orientada pela sustentabilidade. É uma forma de pensar e agir que atravessa todo o ensino”, afirmou o Reitor da NOVA, que inaugurou o evento, destacando o papel das instituições na construção de um futuro sustentável.  

Referindo o compromisso assumido pela NOVA — tornar a universidade neutra em carbono até 2040 — Paulo Pereira sublinhou ainda que este objetivo “implica repensar práticas, criar novas soluções, integrar conhecimento científico e envolver toda a comunidade académica neste propósito comum”.  

O evento foi ainda palco de lançamento da MetaRedS, a rede nacional dedicada à responsabilidade social e que é coordenada pela Universidade NOVA de Lisboa, com o objetivo de criar sinergias nas comunidades universitárias, dotá-las de ferramentas e partilhar as melhores práticas com vista a atingir níveis elevados de desempenho de sustentabilidade.  

“Deve ser um motor de evolução”, frisou o Reitor da NOVA, defendendo a passagem “de uma lógica de partilha para uma lógica de ação, com métricas comuns, formação transversal e projetos interuniversitários”, reforçando que “o que fizermos nos próximos anos será decisivo para a credibilidade da missão pública das instituições de ensino superior”. 

Presente em 9 países, incluindo Portugal, Espanha e países da América Latina, a MetaRedS dedica-se à promoção da Sustentabilidade nas Instituições do Ensino Superior, nas suas diversas valências, indicadores de diagnóstico, modelo de governo, cultura de sustentabilidade, formação académica, investigação e inovação alinhadas com a Agenda 2030.   

As MetaReds são uma iniciativa internacional da Fundação Universia, que conta com o apoio do Banco Santander.