pixel NOVA na 2ª Reunião de Instituições de Ensino Superior Portuguesas em Alianças de Universidades Europeias  | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA na 2ª Reunião de Instituições de Ensino Superior Portuguesas em Alianças de Universidades Europeias 

O encontro decorreu, no final da semana passada, na Universidade do Minho 

Com a participação de representantes de 18 universidades e institutos, a 2ª Reunião de Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas em Alianças de Universidades Europeias teve como principal ponto de agenda a definição da criação de um fórum de instituições de ensino superior. O objetivo é promover uma resposta conjunta aos diversos desafios com que se debatem, no contexto das alianças de universidades europeias em que estão inseridas. 

Esse fórum será o espaço para discutir questões fundamentais, como o financiamento e a mobilidade nas Alianças, além de se configurar como um local para compartilhar boas práticas, possibilitando uma resposta conjunta aos diversos desafios institucionais.  

O fórum procurará ainda constituir-se como interlocutor privilegiado das IES que integram alianças europeias com o Governo, bem como com entidades portuguesas implicadas na coordenação do ensino superior. Nesta fase de arranque, a liderança do Fórum ficará sob a responsabilidade tripartida da Universidade do Minho, Universidade da Beira Interior e Instituto Politécnico do Cávado e Ave. 

As alianças de universidades europeias são uma iniciativa emblemática da estratégia europeia para as universidades, e a Comissão Europeia tem como ambição expandir, até meados de 2024, esta iniciativa para 60 alianças de universidades europeias envolvendo mais de 500 instituições de ensino superior. 

Recorde-se que a Comissão Europeia deposita grande expetativa nestas alianças transnacionais enquanto modelos que abrirão caminho para as universidades do futuro, promovendo os valores e a identidade europeia, além de revolucionar a qualidade e competitividade do ensino superior (ES) europeu. 

Neste momento, Portugal é um país com grande representatividade nas alianças, contando com 18 instituições envolvidas em alianças de universidades europeias – no caso da NOVA, desde setembro de 2021 que faz parte da aliança EUTOPIA.  

Dirigido pelo coordenador institucional da Aliança Arqus na Universidade do Minho, e pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, o evento contou ainda com a participação da Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Cristina Perdigão, e da coordenadora para a área do ensino superior, Carla Ruivo.