NOVA na Expo Osaka 2025: reforço de parcerias estratégicas com universidades asiáticas

26 de Julho, 2025

A Universidade NOVA de Lisboa marcou presença na Expo 2025 Osaka com uma forte aposta na cooperação internacional e na promoção da excelência académica. No Pavilhão de Portugal, foi renovado o Memorando de Entendimento com a Universidade de Nagasaki, reforçando uma parceria centrada nas áreas da História e História da Arte, bem como da Saúde Global e Medicina Tropical. “Esta colaboração não se resume à partilha de conhecimento — trata-se de construir pontes entre culturas e transformar a investigação em impacto real na sociedade”, afirmou o Reitor da NOVA, João Sàágua, durante a cerimónia. A parceria envolve a NOVA FCSH e o IHMT NOVA, e visa aprofundar a investigação conjunta, a mobilidade académica e iniciativas culturais entre Portugal e o Japão. 

A NOVA formalizou também um novo acordo com a Tokyo University of Foreign Studies, consolidando uma relação já existente através de programas de intercâmbio e cooperação Erasmus+. O novo Memorando de Entendimento alarga o âmbito da colaboração às áreas dos estudos culturais e literários, com especial enfoque nas interações históricas entre os dois países. A iniciativa prevê mobilidade de estudantes e docentes, organização de workshops e projetos de investigação conjuntos, reforçando os laços académicos e culturais entre Portugal e Japão. 

Na Universidade de Osaka, foi assinado um novo acordo que marca o início de uma fase mais dinâmica da parceria entre as duas instituições. Após visitas institucionais mútuas, a NOVA e a Universidade de Osaka comprometeram-se a desenvolver projetos nas áreas dos estudos culturais portugueses, ciências da vida e ciência de dados. A NOVA manifestou o seu entusiasmo em trabalhar com a nova liderança da universidade japonesa, sublinhando a importância de uma colaboração ativa, dinâmica e com impacto, que promova intercâmbios académicos, eventos conjuntos e investigação aplicada. 

No âmbito da viagem à Ásia, a NOVA participa ainda, este domingo, na inauguração do Instituto Sino-Europeu de Inteligência Artificial em Medicina (SEAM), na Nanjing University of Information, Science and Technology, na China. Este novo laboratório resulta da parceria entre o LIBPhys-NOVA e o IMIC, e tem como objetivo impulsionar a investigação em inteligência artificial aplicada à medicina. A iniciativa SEAM, que inclui também uma Escola de Verão e um Simpósio Internacional, simboliza o espírito de descoberta e inovação que une Portugal e China, evocando as grandes explorações marítimas do século XV como inspiração para uma nova era de colaboração científica global. 

Ler mais: A NOVA dá início à sua participação na Expo 2025 em Osaka