pixel NOVA na Noite Europeia dos Investigadores 2020 | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA na Noite Europeia dos Investigadores 2020

Os investigadores de várias escolas da NOVA estarão presentes neste evento que este ano tem como tema “Ciência e Natureza”

A Noite Europeia dos Investigadores tem lugar no dia 27 de novembro, desta vez com um programa totalmente online dedicado ao tema “Ciência e Natureza”.

Os investigadores de várias escolas da NOVA estarão presentes neste evento que se inicia a partir das 14h30 com atividades diversas e destinadas a públicos de todas as idades.

A FCT NOVA, que faz parte do consórcio que organiza este evento, participa com mais de 30 atividades de ciência e engenharia onde dá a conhecer as suas áreas de ensino e investigação. Este ano, a FCT NOVA irá ainda apresentar dois projetos de investigação com impacto social.

O ITQB NOVA participa também com várias atividades, tanto no formato em direto como em diferido. A microscopia será a estrela da atividade “Jogos de luz no mundo microscópico”, numa transmissão em direto. Serão também feitas as estreias de vídeos – o 6.º episódio da série “Cientistas em Casa”, “Quantas cores as folhas têm?”, onde será realizada cromatografia de papel para mostrar os pigmentos das folhas; e o Novo episódio da série “Lab Demo” cujo título é  “Biotecnologia para uma economia circular“.
A apresentação das coleções digitais na Infraestrutura ROSSIO pela NOVA FCSH surge com um convite para um passeio digital pelos jardins históricos e parques de Portugal. Haverá também um quizz sobre Tintas de escrever partilhando o conhecimento sobre o mundo das tintas medievais e modernas usadas para escrever no pergaminho ou no papel.

Já o IHMT NOVA propõe explicar o é um biobanco e uma entomoteca e dar a conhecer as suas coleções de insetos. A NMS apresenta a Patient Innovation, uma plataforma online de partilha de soluções desenvolvidas por doentess, cuidadores e colaboradores, com o objetivo de promover a inovação social e o desenvolvimento sustentável na área da saúde. A Nova SBE trará um podcast sobre o ABC da Economia do Ambiente, Sustentabilidade no dia a dia.

Estes são apenas alguns exemplos da participação da NOVA nesta noite. Saiba mais sobre a Noite Europeia dos Investigadores 2020 e aceda ao programa completo.

Participe!