pixel NOVA no Top 10 Europeu entre universidades fundadas há menos de 50 anos | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA no Top 10 Europeu entre universidades fundadas há menos de 50 anos

Universidade NOVA de Lisboa é uma jovem universidade europeia fundada em 1973. As universidades são instituições fundadas no século XI para pensar o futuro das sociedades. O principal ativo das universidades é sua reputação, com base na sua tradição no futuro.

As universidades antigas vivem da sua tradição, enquanto as jovens universidades constroem a sua reputação através de abordagens modernas e flexíveis para ter impacto social. É por isso que instituições jovens e mais antigas se classificam e comparam de modos distintos. A NOVA orgulha-se de estar entre as 10 melhores instituições europeias nos vários rankings de que participa, entre jovens universidades.

Existem cerca de 30.000 universidades em todo o mundo, mas 90% delas são jovens, das quais apenas 5% atingem a qualidade académica necessária para serem classificadas nos rankings. Por exemplo, indicadores como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, tornaram-se críticos na avaliação das universidades, não apenas pela  investigação, mas também pelo exemplo enquanto organizações e pelo modelo das suas vivências quotidianas.

A NOVA  e as suas escolas estão consistentemente classificadas entre as 10 melhores universidades europeias (fundadas depois dos anos 60) nos rankings mais relevantes recentemente publicados:
• nos rankings do Financial Times que distingue Escola de Negócios e os seus mestrados, em particular o recente posicionamento do Mestrado Internacional em Finanças;
• no ranking QS, em todas as 5 áreas de conhecimento avaliadas;
• no ranking da EDUNIVERSAL para todos os Mestrados na área de Gestão, em 6 das diferentes unidades da Universidade NOVA;
• no MULTIRANK, que mede independentemente as diferentes dimensões da complexa atividade académica.
• no Impact Rankings do Times Higher Education, em pelo menos dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Times Higher Education Impact Rankings;
• no Ranking de Leiden, onde é a 6ª universidade na Europa com melhor gender balance em publicações científicas.

Em todos estes rankings, a NOVA está no TOP 10 europeu entre as jovens universidades.

O desempenho de excelência à escala europeia e, mais significativamente, a consistência nos diferentes rankings, refletem o esforço e o orgulho da Universidade NOVA de Lisboa em contribuir para uma sociedade mais sustentável e inclusiva, proporcionando flexibilidade, criatividade e rigor formal de uma prática académica de alta qualidade.