NOVA no top 3 das Instituições de Ensino Superior mais empreendedoras do país

14 de Novembro, 2025

A Universidade NOVA de Lisboa alcançou o 3.º lugar no Portugal’s Entrepreneurial Universities Ranking 2025, publicado pela Startup Portugal, que avalia as instituições de ensino superior mais ativas na promoção do empreendedorismo, inovação e transferência de conhecimento para a sociedade.

Este ranking tem como objetivo destacar o papel das universidades na dinamização do ecossistema empreendedor nacional, valorizando iniciativas que aproximam a academia das empresas e das startups. 

Segundo os dados agora divulgados, a NOVA registou a maior captação de investimento entre todas as universidades, no valor de €4,1 mil milhões em financiamento total captado por startups fundadas por antigos estudantes. Além disso, as empresas criadas por antigos alunos da NOVA representam um valor económico global de 19 mil milhões de euros, evidenciando o papel da universidade como motor de inovação e empreendedorismo.

A distinção foi anunciada durante a recente Web Summit 2025, a maior conferência de tecnologia na Europa e que decorreu em Lisboa entre os dias 10 e 13, num momento dedicado à apresentação dos resultados e à entrega dos certificados às três universidades mais bem classificadas.  

Fotos: Miguel Ribeiro Fernandes

A NOVA esteve representada pela Vice-Reitora para a Inovação, Criação de Valor e Assuntos Globais, Isabel Rocha, que destacou a importância deste reconhecimento enquanto reflexo da aposta da Universidade na transformação do conhecimento em impacto real, demonstrando como a investigação académica pode dar origem a iniciativas empreendedoras e a startups orientadas para a inovação.

Mais informações sobre o ranking podem ser consultadas aqui e sobre a sessão na Web Summit aqui.