pixel NOVA participará da primeira edição presencial da EUTOPIA Week | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA participará da primeira edição presencial da EUTOPIA Week

Nos próximos dias 22 a 26 de novembro decorrerá, em Barcelona, a primeira EUTOPIA week organizada em regime presencial, após os constrangimentos de mobilidade impostos pela pandemia Covid-19.

Sob a liderança da Universidade Pompeu Fabra (UPF), a EUTOPIA Week Barcelona contará com a presença de todos os Reitores das Universidades que fazem parte da Aliança EUTOPIA, estando a NOVA representada pelo Reitor, Professor João Sàágua, que se fará acompanhar pelo Vice-Reitor, Professor João Amaro de Matos e elementos da equipa EUTOPIA da Universidade.

Para além do foco no bem-estar e futuro da vida no Planeta, tema central no contexto da principal conferência climática do mundo (COP26) que terminou recentemente, a EUTOPIA Week Barcelona abordará ainda o momento de profunda transformação por que passa o Ensino Superior, e a sociedade em geral, promovendo a discussão sobre como se afigurará o futuro das Universidades e sobre a forma como as mesmas poderão potenciar a sua integração na Aliança de Universidades Europeias, proposta pela Comissão Europeia.

A EUTOPIA Week Barcelona será assim palco para a discussão de vários temas, nomeadamente no âmbito da investigação, da mobilidade e inclusão, e para a apresentação de boas oportunidades académicas para estudantes e investigadores (tanto ao nível de acordos de mobilidade, como da iniciativa EUTOPIA TRAIN), permitindo a criação de redes colaborativas entre as Universidades parceiras no âmbito de políticas de investigação e inovação.

Numa lógica de partilha de ideias para a construção das Universidades do Futuro para as próximas gerações, os membros da Aliança apresentarão novas iniciativas relacionadas com o presente e futuro da mesma. O programa incluirá mesas redondas, atividades culturais, workshops e várias sessões de trabalho. Em resultado do esforço, trabalho e colaboração conjuntos das equipas, especialistas, estudantes e organismos locais da Aliança EUTOPIA, o programa convidará à reflexão estratégica e à aplicação prática de iniciativas. As sessões concebidas para ser abertas às comunidades académicas das Universidades membro da Aliança, serão transmitidas em streaming.

Para mais informações, consulte o programa e site da EUTOPIA Week Barcelona. Para participar nas sessões abertas às comunidades académicas que pertencem à Aliança é necessária a inscrição prévia.