pixel NOVA presente no 21º encontro de reitores do Grupo Tordesilhas   | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA presente no 21º encontro de reitores do Grupo Tordesilhas  

A decorrer na Universidade Miguel Hernandez, em Espanha, a conferência tem como tema “Ciência Aberta: um passo para o conhecimento acessível, global e democrático”.

A decorrer na Universidade Miguel Hernandez, em Espanha, até esta terça-feira, dia 8, o encontro de reitores do Grupo Tordesilhas tem como tema “Ciência Aberta: um passo para o conhecimento acessível, global e democrático”.

Criado em junho de 2000, o Grupo Tordesilhas surgiu da primeira reunião de reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal como uma comemoração dos 500 anos da Descoberta do Brasil.  

Incluindo atualmente 55 universidades, das quais 29 brasileiras, 18 espanholas e 8 portuguesas, esta rede académica tem como objetivo promover a colaboração entre as universidades dos três países no domínio da ciência e tecnologia, desenvolvendo projetos conjuntos entre os seus programas de Doutoramento em áreas específicas como ciências jurídicas, engenharia de produção, saúde pública, linguagem e culturas, física, psicologia de organizações, ciências do ambiente, entre outras.   

Além da NOVA, cujo Reitor, João Sàágua, se fez representar pelo Vice-Reitor João Amaro de Matos, estão também presentes as Universidades do Porto, Minho, Aveiro, Lisboa, UBI e UTAD.   

As atividades de intercâmbio são cofinanciadas pela fundação Carolina e o próximo encontro decorrerá em 2023 na Universidade de Brasília.