NOVA recebe comitiva da Universidade de Osaka 

Um encontro muito especial para promover o intercâmbio e a colaboração científica entre as duas universidades 

A lembrança que o Reitor da NOVA, João Sáàgua, recebeu das mãos de Shojiro NISHIO, o Reitor da Universidade de Osaka, simboliza o estreitar dos laços de cooperação com aquela instituição. 

A visita da comitiva japonesa, que decorreu a 18 de setembro, ficou assim marcada pela troca de ideias sobre as filosofias de ensino em cada uma das universidades e ambas manifestaram a intenção de lançar novas colaborações nos domínios do ensino e da investigação. 

Além de Nishio, a Universidade de Osaka fez-se representar ainda por Manabu Tanaka, Vice-Reitor Executivo; Beverley Anne Yamamoto, Vice-Presidente para os Assuntos Internacionais; Yoko Kimoto, Diretora do Departamento de Assuntos Internacionais; Teruo Nakairichi, Chefe Adjunto da Divisão de Assuntos Internacionais, e Ayumi Nakanishi, Vice da Divisão de Assuntos Internacionais. 

A acompanhar o Reitor da NOVA neste encontro, esteve o Vice-Reitor João Amaro de Matos; Rita Falcão, Diretora de Educação e Desenvolvimento Internacional; Arlete Meneses, coordenadora do Departamento de Relações Internacionais e ainda José Conchinha – Chefe da Unidade de Mobilidade Internacional. 

Fundada em 1931, a Universidade de Osaka é uma das primeiras universidades modernas do Japão, tendo-se tornado a maior do país depois de, em 2007, se ter fundido com a Universidade de Osaka de Estudos Estrangeiros. 

É ainda considerada uma das mais produtivas instituições de investigação nipónicas, associada a nomes como o Prémio Nobel da Física Hideki Yukawa (1949) ou o imunologista Shimon Sakaguchi, conhecido por ter identificado as células T reguladoras, essenciais para o controlo do desenvolvimento de doenças autoimunes. Foi ainda o local onde Akio Morita, fundador da Sony, completou os seus estudos.   

Atualmente, rankings nacionais e internacionais classificam a Universidade de Osaka como uma das melhores não só do Japão como de toda a Ásia.