pixel NOVA reforça aposta no desporto com criação de Sports Club | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA reforça aposta no desporto com criação de Sports Club

A NOVA assinou um protocolo com a RacketsPro, empresa líder nacional na gestão de clubes de raquetes, para a dinamização de um espaço desportivo, no Campus universitário do Monte da Caparica, onde irá nascer um sports club com vantagens especiais para toda a comunidade de estudantes universitários da NOVA e que estará aberto, também, à comunidade local envolvente. Este novo Sports Club, cujo investimento estimado ronda os 870.000 euros, estará em total funcionamento a partir de fevereiro, estando previsto o início das obras já em outubro.

O protocolo enquadra-se na aposta da universidade na prática desportiva como eixo estratégico da vida nos Campi NOVA, sendo que este Sports Club será a primeira concretização desta aposta transversal. A parceria estabelecida com a RacketsPro permitirá renovar as atuais estruturas desportivas do Campus universitário do Monte da Caparica, criando assim melhores condições para a prática de modalidades como o Volei, o Basket ou o Andebol e mesmo para a atração de competições internacionais. Permitirá, ainda, gerar uma maior dinâmica da comunidade universitária em modalidades como o Padel, o Ténis, a Escalada ou o CrossFit. A título de exemplo, este sports club contará com o maior complexo de campos de padel cobertos da Grande Lisboa.

O desporto é, atualmente, uma área forte da NOVA, em especial na área de competição, em que os seus alunos são os mais destacados e medalhados no universo universitário português. Nos últimos 5 anos, a representação desportiva da NOVA em campeonatos universitários tem variado entre 35 a 47 modalidades.

De acordo com o seu plano estratégico até 2030, a NOVA pretende tornar os seus Campi universitários em espaços de partilha de conhecimento, abertos e funcionais, mas também aprazíveis, onde as pessoas - dentro e fora da comunidade da NOVA - possam interagir entre si e participar em atividades como a cultura ou o desporto, tornando a vida universitária mais completa e enriquecedora e elevando substancialmente a qualidade de vida nos Campi.

Na área específica do desporto, a NOVA pretende criar condições facilitadoras para a prática desportiva em todos os seus Campi (nomeadamente em Campolide, Monte da Caparica e Carcavelos), apoiando os estudantes atletas e promovendo a atividade física, o lazer e um estilo de vida saudável.

Foto: (da esquerda para a direita): Inês Perez (Project Manager, Development and Fund Unit), Carlos Pratas (Sócio Gerente Rackets Pro), Paula Machado (Administradora SASNOVA), João Sàágua (Reitor da NOVA), João Paulo Cabo Fernandez (Sócio Gerente Rackets Pro), Virgílio Machado (Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA), Eduardo Freitas (Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA), Fernando Soares (Diretor Executivo, Development and Fund Unit)