pixel NOVA Young Talent Awards: Conheça aqui os premiados | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA Young Talent Awards: Conheça aqui os premiados

A Universidade NOVA de Lisboa voltou, esta tarde, a homenagear os estudantes que se destacaram no 1º ano das Licenciaturas e Mestrados Integrados nas suas faculdades. Os diretores das escolas secundárias de proveniência foram também distinguidos. 

“Que este prémio seja motivo de orgulho por toda a vossa dedicação, perseverança e qualidade demonstradas, mas que seja também um forte encorajamento para manterem este nível de excelência ao longo do vosso percurso académico e, mais tarde, já como profissionais, pois os desafios da nossa sociedade são grandes e complexos e precisamos dos ‘nossos melhores’ para os enfrentar”, realçou o Reitor da NOVA, João Sàágua, no início da cerimónia dos NOVA Young Talent Awards (NYTA) - para, pouco depois, sublinhar ainda que “os estudantes são a razão de existir da Universidade e faz parte da nossa missão de serviço à sociedade atrair, reter e formar o melhor talento em cada uma das nossas escolas”. 

Foi esta tarde que a Universidade NOVA de Lisboa retomou a prática de homenagear os estudantes que se destacaram no 1º ano das Licenciaturas e Mestrados Integrados nas suas faculdades. Interrompida no último ano pela pandemia de Covid-19, a cerimónia contemplou os melhores estudantes do 1º ano de cada um dos 39 cursos da NOVA, nos anos letivos 2020/2021 e 2021/2022.  

Além de distinguirem o empenho e dedicação dos estudantes, os prémios reconheceram ainda a formação de base de que estes alunos usufruíram, através da homenagem às respetivas Escolas Secundárias de origem. "Parabéns também às vossas escolas de ensino secundário, aos seus diretores e professores, que cumpriram com sucesso a sua missão de vos preparar com competências e conhecimentos de base sólidos para corresponderem de forma exemplar às exigências de uma universidade de topo como a NOVA", salientou ainda o Reitor.

Antes desse momento, houve ainda tempo para ouvir Carolina Amorim, antiga aluna de Engenharia Biomédica da FCT NOVA, e que há cerca de 6 anos se tornou CEO e Founder da Emotai, empresa que atua no ramo da neurotecnologia. 

“Vencedora em 2019 do Prémio “Best Founder by Portuguese Women in Tech”, a Carolina é um exemplo feliz de empreendedorismo numa área, como a STEAM, onde abundam menos os exemplos de sucesso no feminino, devendo também por isso servir de inspiração a todos vós”, sublinhou igualmente o Reitor da NOVA. "Sejam tão bons que seja impossível serem ignorados", frisou Carolina Amorim.

Incluído no Plano Estratégico da Universidade para 2020-2030, o Programa Talent@NOVA é composto por vários subprogramas dedicados a todos aqueles que constituem a comunidade da NOVA, sejam professores, investigadores, colaboradores e estudantes. Conhecida por NYTA, a iniciativa que juntou parte da comunidade NOVA esta tarde é apenas uma dessas medidas.