pixel Novembro é o mês da diversidade e inclusão na NOVA - Conheça o programa e participe nas atividades | Universidade NOVA de Lisboa

Novembro é o mês da diversidade e inclusão na NOVA - Conheça o programa e participe nas atividades

A inclusão é um dos valores fundamentais da Universidade NOVA de Lisboa, assim como da aliança EUTOPIA, da qual faz parte. Para celebrar a diversidade e inclusão dentro da aliança, a EUTOPIA escolheu o mês de novembro e desafiou as universidades parceiras a juntarem-se a essa celebração com atividades diversas ao longo desse mês. Acompanhe aqui o programa que está a ser preparado e não deixe de participar!

 

PROGRAMA

NOVA - DIVERSIDADE E INCLUSÃO 

1 novembro - 30 novembro

NOVA Diversidade e Inclusão - Campanha de SensibilizaçãO (ONLINE)

 

 


2 de novembro ­– 8 de novembro

EXPOSIÇÃO “25  ANOS FACES DE EVA EM REVISTA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO” 

Uma cronologia visual das capas dos 50 números da revista científica internacional FACES DE EVA. ESTUDOS SOBRE A MULHER em exposição até 8 de novembro, no Átrio da Biblioteca Vitorino Magalhães Godinho, no Colégio Almada Negreiros (CAN), na Universidade NOVA de Lisboa – Campus de Campolide, em Lisboa.  
Esta mostra destaca o trabalho da publicação que é hoje uma referência nos estudos das mulheres, de género e feministas. Com periodicidade semestral, a Revista vem sendo produzida por muitas mãos que integraram a equipa de investigação pluridisciplinar FACES DE EVA. ESTUDOS SOBRE A MULHER, fundada em 1999 por Zília Osório de Castro (Professora Catedrática Jubilada da NOVA FCSH), integrando atualmente o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (CICS.NOVA).  
Isabel Henriques de Jesus, Diretora desta equipa de investigação considera que “a longevidade e permanência deste projeto editorial [a Revista em destaque] ajudaram ao re(conhecimento) da equipa FACES DE EVA na sociedade e na Academia”, lembrando, porém, muitas outras dimensões de um trabalho que é de equipa: 13 publicações em volume, colóquios, conferências, cursos, exposições e projetos interdepartamentais com impacto social. Mais informação sobre FACES DE EVA aqui


14 de novembro

MESA REDONDA SOBRE INCLUSÃO (EVENTO HÍBRIDO)
10h00-12h00

Mesa redonda com a Associação Promotora do Ensino dos Cegos, com a Drª Susana Pinto fundadora do Projeto 'Fora da Caixa' para despertar a consciência para as diversas dimensões da pessoa com Paralisia Cerebral e com Isabel Pinto, mãe de estudante autista recém-licenciado, que irão partilhar os seus projetos e, juntamente com o público, partilhar experiências relacionadas com as temáticas da inclusão. O evento destina-se a toda a comunidade da NOVA.
Assista online através deste link ou presencialmente no auditório B1 da Torre B da NOVA FCSH, campus da Avenida de Berna. 

Formulário de inscrição


20 novembro

EXPOSIÇÃO VIRTUAL "VOICES" 

Exposição virtual de fotovoz para sensibilizar sobre diversidade, equidade e inclusão na saúde entre as comunidades migrantes. A exposição "Voices" celebra a resiliência, a diversidade e o poder de contar histórias. O objetivo é amplificar as vozes raramente ouvidas dos migrantes, dando-lhes uma plataforma para partilhar o impacto de longo alcance da pandemia de COVID-19 nas suas vidas – seja nas rotinas diárias, na saúde mental ou no acesso a cuidados de saúde.
A exposição apresenta uma coleção de fotografias tiradas pelos próprios migrantes, na sequência da sua participação em vários workshops de fotovoz, representando uma perspetiva e experiência únicas. A acompanhar cada foto haverá um clipe de áudio, com a própria voz da pessoa migrante, enquanto é partilhada a história e o sentimento por detrás do momento captado.
Esta exposição não é apenas um convite à ligação e empatia, mas é também um apelo ao reconhecimento do valor de diversas perspetivas no enriquecimento da nossa compreensão das questões de saúde pública, particularmente em tempos de crise, bem como à promoção do diálogo e de ações mais equitativas e inclusivas dirigidas às comunidades.
Após a conclusão do mês da Diversidade e Inclusão, fica o convite para participar no nosso evento de encerramento e exposição presenciais em Lisboa, no dia 12 de dezembro de 2023. Celebraremos as contribuições significativas da iniciativa, misturaremos ciência com música de diversas culturas e revelaremos planos empolgantes para o futuro.

O tour virtual de "Voices" pode ser visto através deste link.

20 novembro

MESA ABERTA - VOICING INCLUSION TALKS (ONLINE) 
18h-20h 

O âmbito deste evento é criar um espaço aberto onde, durante duas horas, diferentes profissionais e estudantes da área das Necessidades Educativas Específicas e estudos LGBTQ+ podem partilhar conhecimentos, experiências e recomendações para tornar o espaço universitário mais inclusivo.
Convites confirmados:

  • Prof. Dr. Jorge Gato, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Porto
  • Prof. Drª. Dídia Lourenço, Presidente da Associação Bengala Mágica 
  • Pedro Barata, aluno de mestrado da Nova School of Law da Universidade Nova de Lisboa
  • Prof. Dr. Deodato Guerreiro, da Universidade Lusófona

Acesso livre aqui.


22 novembro

NOVA INCLUSION TALKS (PRESENCIAL)
18h 
Convidamos estudantes a participar nesta conversa ativa entre estudantes que pretende ser um espaço aberto de partilha e melhoria da Diversidade e Inclusão na NOVA. Dois temas escolhidos pela organização serão discutidos numa mesa por um conjunto de 4 estudantes e um/a moderador/a que irá anotar as conclusões.
Participação dos núcleos NuPride e NEA para a moderação das conversas.

Local: Sala 1.12 no Edifício VII -  (Edifício da Matemática) da FCT NOVA

Inscrições realizadas aqui


23 novembro

Webinar Smoke signals: agency in the wake of violence in marginalized and racialized urban settings

14h30

Incluído na série de Webinars para Justiça Social numa Sociedade Digital, organizados pelas investigadoras do CICS.NOVA Annabelle Dias Félix e Maria João Leote de Carvalho, a sessão de 23 de novembro conta ainda com Claske Dijkema, Swiss Peace, Pós-doutoranda Marie Curie (Suíça) e Pedro Varela, CIES-ISCTE.

Vivemos numa época de intensas mudanças sociais marcadas pelo impacto das tecnologias e crescente digitalização em todos os campos da ação social. Apesar de todo o progresso, discriminação, desigualdades, racismo, entre outros problemas sociais, intensificaram-se e adquirem novas expressões, continuando a limitar a plena inclusão e a efetivação de direitos sociais e humanos a toda a população. Neste sentido, é fundamental conhecer os principais desafios que se colocam em termos de justiça social na atualidade. Revela-se prioritário debater a necessidade de mudanças nas instituições do Estado nos sectores das políticas públicas de ação social, segurança pública e justiça, identificando mecanismos e processos que perpetuam práticas discriminatórias, bem como os obstáculos enfrentados pelos grupos que são alvos dessas práticas. Com esta série de webinars do CICS.NOVA sobre justiça social pretende-se compreender e discutir os mecanismos de reprodução dessas práticas, contribuindo para a definição e implementação de práticas, estratégias e políticas mais eficazes no combate às desigualdades e todas as formas de discriminação.  

Esta iniciativa tem por enquadramento os projetos DECONPOL (Deconstructing urban policing), de Annabelle Dias Félix, e Cyber-Delinquency@Child-Justice, de Maria João Leote de Carvalho, financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do CEEC Individual – 2021.00384.CEECIND/CP1657/CT0022.

O evento destina-se a toda a comunidade da NOVA. Assista online através do Link Zoom


24 novembro

 "A GAME WHERE EVERYBODY HAS A PLACE" (PRESENCIAL)
11h00 - 12h30

A partir de um cenário conjunto imaginado, experimentaremos uma realidade onde todos têm lugar. Um lugar para partilha de pensamentos e perspetivas vivenciais.
Inspirado em técnicas de psicodrama e sociodrama.
A atividade terá lugar com um mínimo de 10 inscritos e máximo de 20. 
Local: estúdio 2 do edifício do Desporto (Campus de Campolide)
Inscrições através deste link.


27 novembro 

INCLUSIVE COMMUNITY FORUM (ICF), A CASE STUDY (ONLINE)
15h00-16h00

O Inclusive Community Forum (ICF) é uma iniciativa da Nova SBE dedicada à vida das pessoas com deficiência e que visa promover uma Comunidade mais inclusiva. O ICF começou na Nova SBE, mas pretende ver os seus projetos crescerem e serem replicados noutras escolas para aumentar o número de pessoas beneficiadas. Vamos apoiá-lo/a nesta jornada! Interessada/o? Junte-se à conversa aqui!

GIRLS FOR GIRLS (ONLINE) 
16h00-17h00

O projeto Girls For Girls (G4G), fundado em Harvard, acredita que todas as raparigas têm potencial para liderar. G4G capacita mulheres jovens com a coragem, visão e competências necessárias para assumir posições de liderança. Desde a sua criação em 2017, a G4G cresceu rapidamente em todo o mundo, estando hoje presente em 24 países. Em Portugal, a Nova SBE abraçou o projeto e apoia qualquer escola que acolha este projeto junto das suas alunas e dirigentes. Interessada/o? Junte-se à conversa aqui!


28 novembro

WEBINAR "COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL INCLUSIVA" 
14h30-17h30

O webinar "Comunicação Institucional Inclusiva” é uma iniciativa do Gabinete de Igualdade e Inclusão da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (NOVA), em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, dirigida ao staff não académico da NOVA, em particular dos Serviços Administrativos, Marketing, Recursos Humanos e Comunicação com os seguintes objetivos: 

  • Compreender a origem, importância e relevância da comunicação na promoção da igualdade;​
  • Relacionar a comunicação inclusiva com a qualidade do serviço público, através da comunicação institucional;​
  • Identificar estratégias e práticas para tornar a comunicação institucional promotora da igualdade; ​
  • Usar linguagem não discriminatória no exercício das funções, através do emprego de formas inclusivas ou neutras, não perdendo a clareza da comunicação oral, escrita e visual;​
  • Contribuir para eliminar o sexismo na linguagem, fomentando a promoção de uma linguagem que reflita o princípio da igualdade de género;​
  • Formar profissionais disseminadores de boas práticas em igualdade.

Participação é livre, mas carece de registo prévio aqui até ao dia 27 de novembro. O link para o webinar será posteriormente enviado para o email indicado no registo.

28 novembro

TOLERANCE MEANS DIALOGUE (EVENTO HÍBRIDO)
17h30-19h00

Numa altura de grande divisão na União Europeia, uma grande parte da população vê apenas fricção e poucas soluções. Desta forma, recorremos à experiência de quem vive de forma construtiva com a diferença através da união.
O que é que podemos aprender através das nossas lutas pelos direitos civis? Através desta iniciativa vamos procurar compreender os pontos de atrito que tornam estas questões tão polémicas, aproveitando as ideias dos/as Millennials e da Geração Z a propósito do tema – pois, afinal de contas, são estas gerações as que têm mais a perder. Os Diálogos são uma oportunidade para aprendermos uns/umas com os/as outros/as.

Call para ensaios

Os alunos e alunas da NOVA School of Law estão convidados a participar neste diálogo. Como? Através do envio de um ensaio até ao dia 21 de novembro. Clique aqui para submeter o seu ensaio.
Os dois melhores ensaios receberão um prémio de 750 dólares e os/as respetivos/as autores/as participarão no evento. Mais informações poderão ser encontradas aqui.
Este evento é aberto ao público, mas carece de registo prévio. Para se inscrever, clique aqui.


29 de novembro

INICIATIVA NA ÁREA DA DIVERSIDADE (Presencial)
10h00-12h00

Mesa redonda com a Dra. Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), Dra. Maria Simões de Abreu da Associação Casa Qui, especializada nas questões da orientação sexual e da identidade ou expressão de género da população jovem, Dra. Marta Conceição Psicóloga Estagiária do Gabinete de Desenvolvimento Pessoal e Inclusão Social da NOVA-FCSH (GDPIS), que irão partilhar os seus projetos e, juntamente com o público, discutir experiências relacionadas com as temáticas da diversidade e inclusão. A mesa será moderada pela Dra. Ana Santos Pinto, Subdiretora Adjunta para as Relações Institucionais e Inclusão Social da NOVA FCSH. O evento destina-se a toda a comunidade da NOVA.

Assista online através deste link ou presencialmente no auditório B1 da Torre B da NOVA FCSH, campus da Avenida de Berna.

29 de novembro

WORKSHOP DE ESTUDANTES PARA ESTUDANTES (ONLINE)
18h

Esta atividade tem como base um workshop a dinamizar por um grupo estudantil que trabalha com a temática da inclusão e diversidade e conta com a organização da NOVA Skills Association. A atividade será sobre a Gestão de Equipas, focando os benefícios e desafios da diversidade, e será em inglês.

Assista online através deste link.


30 de novembro

CONVERSA SOBRE RACISMO E XENOFOBIA (Presencial)

18h30

O Observatório do Racismo e Xenofobia criado em 2023 por protocolo assinado entre o Governo e a Faculdade de Direito da Universidade NOVA, pretende incentivar a discussão e a visibilidade sobre os temas RACISMO e XENOFOBIA que em Portugal têm pouco eco nos meios mainstream de comunicação social ou, tanto quanto é para já possível avaliar, no ambiente académico.
A convidada  do Observatório para a CONVERSA SOBRE RACISMO E XENOFOBIA é a jurista e deputada à Assembleia da República, Romualda Fernandes.
A CONVERSA é uma sessão pública, aberta a estudantes, docentes e qualquer pessoa interessada sobre a discussão informal destes temas e terá lugar no Campus de Campolide, na NOVA School of Law, na sala 7.
A necessária inscrição é possível até 28 de novembro para orx@novalaw.unl.pt.
Mais informações sobre o Observatório do Racismo e Xenofobia aqui.


Se pretender incluir alguma iniciativa, por favor envie informação para igualdade@unl.pt