pixel O ciclo virtuoso da NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

O ciclo virtuoso da NOVA

A Lógica do Reitor deste setembro de 2023, a marcar o início do ano letivo  

Setembro é, por tradição, o mês da renovação e do recomeço. Marca o início de uma nova fase do ano com a transição do verão para o outono (no hemisfério norte) e, com ela, começa a descer a temperatura e a diminuir a quantidade de luz solar diária, que por sua vez faz mudar a cor da folhagem das árvores, dando lugar a uma nova paisagem com diferentes tonalidades. Na Universidade NOVA essa nova paisagem diz respeito aos novos estudantes que ingressam pela primeira vez nos diferentes ciclos de estudos oferecidos, que renovam e enriquecem o ambiente universitário com a sua diversidade, curiosidade e talento, que nos enchem de alegria e orgulho e que renovam o nosso sentido de responsabilidade. 

Setembro é o mês em que muitas colheitas acontecem, incluindo a colheita de uvas para a produção de vinho. A vindima é um trabalho árduo que requer esforço e colaboração, mas que também se traduz em recompensa, o que no contexto académico simboliza o empenho dos estudantes nas atividades letivas, individualmente mas também em grupo, para mais tarde “colherem” o merecido sucesso académico e o que dele resultará. Simboliza também o empenho de toda academia e restantes profissionais do ensino superior e a sua capacidade para trabalhar de forma colaborativa com vista a honrar a nobre missão desta universidade de servir a sociedade através do conhecimento – e, muito particularmente, de ajudar os novos estudantes a aqui, e connosco, começarem a construir o futuro com que sonharam. 

Setembro é também o mês em que muitas pessoas regressam ao trabalho após as férias de verão, desejavelmente com maior energia e motivação. Este período é uma oportunidade para a renovação profissional, para traçar novas metas profissionais e para voltar aos projetos em curso ou começar novos, retomando o ritmo de trabalho com ainda mais força e determinação. 

Em suma, tal como a natureza é feita de ciclos e padrões, frequentemente marcados pela transição entre as estações do ano, também o recomeço em pleno das atividades letivas, de investigação e administrativas pode ser visto como parte integrante do ciclo virtuoso da vida universitária, que marca o fim de uma fase e o começo de outra, tornando por isso setembro num mês simbólico para a renovação e para abraçar novas oportunidades. 

Neste novo ano letivo que agora arranca estou certo que iremos “colher” grandes resultados graças ao enorme talento que temos vindo a atrair e a desenvolver na NOVA e que é motivo de orgulho para a Universidade, tal como a confiança depositada, ano após ano, pelas famílias portuguesas, na qualidade da nossa formação. Confiança que ficou evidente nos dados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior deste ano, que demonstram a forte procura pela NOVA e a preferência que existe por cada vaga disponibilizada. A NOVA lidera, a nível nacional, em 37% da sua oferta letiva, o que representa um crescimento face ao ano anterior. Aproveito, desde já, para dar os parabéns aos novos membros da nossa Comunidade e desejar os maiores sucessos neste ano letivo que agora começa.  

A NOVA é uma instituição fundada em valores humanistas, orientada para a inovação e que valoriza o talento para poder contribuir de forma significativa para as grandes agendas globais da atualidade, nomeadamente a agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. No ano em que celebra os 50 anos da sua fundação, a NOVA pretende reafirmar a importância de cada uma destas características que fazem parte do seu ADN, e olhar para o futuro com a ambição de fazer mais e melhor. Sempre. 

Por isso, peço a todos os membros da nossa Comunidade NOVA que continuem a elevar o bom nome desta Universidade através da excelência do seu trabalho, nas mais variadas áreas de atividade, e a contribuir para este nosso projeto conjunto de construir uma universidade mais inovadora, mais solidária, mais aberta à sociedade e ao mundo, e comprometida com o seu bem-estar. Uma NOVA cada vez mais Global e mais Cívica. 

A toda a Comunidade NOVA, ficam aqui os votos de um excelente novo ano académico e com muito sucesso!