pixel O melhor da EUTOPIA Week Lisbon 2023 : uma semana inesquecível na NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

O melhor da EUTOPIA Week Lisbon 2023 : uma semana inesquecível na NOVA

Dedicada ao tema A Better Europe, o encontro de uma semana das dez universidades da aliança de que a NOVA faz parte terminou com um enorme sucesso.  

 

Nesta EUTOPIA Week Lisbon 2023 - que já tem um resumo em vídeo no Youtube - debatemos o papel do ensino superior na construção de uma Europa melhor, do acordo ecológico europeu, da adaptação à era digital, de uma economia pensada para as pessoas, de um novo impulso para a democracia europeia. Mas não só.   

Houve momentos de trabalho, mas também de convívio e de atividades culturais, como tão bem assinalou o Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, João Sàágua, na cerimónia de abertura.   

A sublinhar que a Universidade é para os estudantes, discutiu-se o futuro das universidades na perspetiva do aluno e houve até palestras sobre inclusão estudantil.  

E no último dia, tivemos ainda o prazer de acolher a conferência Mulheres na Diplomacia organizada pela MUD@R – Mulheres Diplomatas em Rede, que debateu a desigualdade de género na diplomacia e contou com o Alto Patrocínio da Presidência da República.   

Na comunicação gravada que enviou, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa deixou uma mensagem clara: “O país não precisa de quem diga o que está errado, mas de quem saiba o que está certo”.