pixel Os primeiros estudantes EUTOPIA na NOVA  | Universidade NOVA de Lisboa

Os primeiros estudantes EUTOPIA na NOVA 

Neža e Lovre vieram de Ljubljana, na Eslovénia, e estão a adorar a experiência

Têm 24 e 21 anos, respetivamente, são estudantes de arquitetura na Universidade de Ljubljana, capital e maior cidade da Eslovénia, e chegaram à NOVA no início de julho, ao abrigo do Student Individual Research Projects (SIRP), promovido pela EUTOPIA.  

“Soubemos da possibilidade em março e não descansámos enquanto não encontrámos quem nos acolhesse”, confessam Neža e Lovre, sublinhando que a maior dificuldade ocorreu logo no início, quando souberam que, para serem aceites neste tipo de mobilidade, era preciso encontrarem um mentor na origem e no destino. Nada que os tenha feito desanimar, claro – embora se tenham valido muito do ânimo de Lovre, que sabe uns truques de design e tinha colaborado numas promoções sobre a EUTOPIA em Ljubljana.  

 Agora, acolhidos na NOVA FCSH, com orientação de Regina Salvador, começam por reconhecer que o clima caloroso de Lisboa é sempre um fator de atração - e que a experiência neste país do outro lado da Europa só não está a corresponder ao que esperavam porque...está a ser melhor. Pela primeira vez em Portugal, fazem questão de sublinhar que esta oportunidade de ouvir opiniões de outras pessoas, que não veem o mundo da mesma forma, é a grande mais-valia. Mas não só: “estamos a conseguir fazer algo que nem sempre os arquitetos conseguem: investigar e escrever sobre algo, visitando algo concreto ao mesmo tempo.” 

Já o tema da sua investigação não podia estar mais em voga: avaliar o impacto dos alojamentos Airbnb na vida das cidades – para, no fim e a título de conclusão, proporem um modelo sustentável que permita manter este tipo de alugueres de curta duração nas grandes cidades. “A regulação necessária”, diz ela; “um modelo que permita usufruir dos benefícios e minorar o impacto negativo”, especifica ele.  

A meio do percurso, confessam ainda que, simplesmente, adoraram Lisboa - “É uma cidade do tamanho certo, nem muito grande, nem muito pequena. Além disso, há a praia”, salienta Neža, enquanto Lovre não se casa de sublinhar como “as ruas se enchem de gente, ao fim do dia”.  

A rematar os elogios a esta primeira experiência EUTOPIA, garantem que o facto de permitir intercâmbios num curto espaço de tempo, torna, de facto, a aliança EUTOPIA muito atrativa para quem está a estudar.