pixel Parceiros reúnem-se para visita técnica aos territórios do Innovation District | Universidade NOVA de Lisboa

Parceiros reúnem-se para visita técnica aos territórios do Innovation District

A NOVA é um dos fundadores da Associação para a Promoção do Almada Innovation District (Almada.ID), que preside atualmente.

No passado dia 9 de novembro, a Associação para a Promoção do Almada Innovation District (Almada.ID) e o Município de Almada efetuaram uma visita técnica, conjunta, ao território de intervenção daquela operação, no âmbito do processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Almada e do acompanhamento dos projetos a desenvolver naquela região.

Participaram na visita os fundadores da Associação, atualmente presidida pela Universidade NOVA de Lisboa, representada pelo Reitor, João Sàágua, o Município de Almada, com a Presidente de Câmara, Inês de Medeiros, entidades competentes (CCDR-LVT, APL e outras) e os membros da Associação criada para o efeito, proprietários e investidores envolvidos.

A iniciativa, de carácter informal e colaborativo, constituiu uma oportunidade extraordinária de mobilização conjunta dos diversos atores com impacto naquela parte do concelho de Almada, em benefício de soluções de alinhamento entre os projetos de desenvolvimento propostos pelos principais proprietários e instituições, as orientações estratégicas urbanísticas, e as necessidades do território e das populações.

Na opinião da Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, “O Almada Innovation District é um dos projetos mais estruturantes a ocorrer no município e permitirá, com o trabalho de planeamento e concertação que estamos a fazer com as diversas entidades, quer no âmbito do PDM, quer com iniciativas como a que hoje realizámos, uma melhoria da mobilidade e competitividade territorial, incluindo o aumento do parque habitacional, o desenvolvimento económico e a requalificação urbana e ambiental."

Para o Reitor, João Sàágua, que preside a Associação do Almada Innovation District “A Universidade NOVA de Lisboa está empenhada em contribuir para construir a Cidade do Almada Innovation District, a partir do seu Campus, abrindo as portas à mesma, às populações e à atividade científica e económica; potenciar a sua criação através do conhecimento, da atração de talento e da captação de investimento e actividade económica e empresarial”.

Reconhecendo-se como uma das âncoras desta comunidade, o Reitor reiterou a útil e fundamental colaboração da Associação com o Município e com os demais parceiros.

A revisão do PDM de Almada encontra-se neste momento em fase de concertação após a realização da 3.ª Reunião da Comissão Consultiva (CC). Esta é uma oportunidade de dotar o município de um novo instrumento mais adaptado à realidade e aos vários desafios atuais, destacando-se particularmente os temas da adaptação, mitigação e do incremento da resiliência territorial, e que se assuma como um elemento indutor de crescimento e valorização sustentada do território, onde inevitavelmente a competitividade territorial equitativa constitui a chave para o sucesso e vitalidade das cidades e das regiões.