pixel Pedro Oliveira - Director da Nova SBE - School of Business and Economics | Universidade NOVA de Lisboa

Pedro Oliveira - Director da Nova SBE - School of Business and Economics

O ensino superior está a sofrer uma transformação profunda, impulsionada pelas alterações paradigmáticas que a nossa sociedade tem atravessado.  

Na ótica da Nova SBE consideramos ser essencial fazer uma reflexão sobre o perfil do aluno e as competências a desenvolver, sendo necessário atualizar os métodos pedagógicos e, consequentemente, assegurar um upskilling dos professores. Nesta revisão é também crítico incluir os aspetos de integração e bem-estar dos alunos, essenciais para uma aprendizagem efetiva.  

A Nova SBE, alinhada transversalmente com os pilares da Universidade: educação, investigação e criação de valor, e tendo em conta que os desafios do mundo são cada vez mais complexos, acredita que o papel das escolas de negócios é o da promoção da interdisciplinaridade do conhecimento académico, suportada por uma maior interação das escolas com as comunidades onde estão inseridas, assente nos princípios da sustentabilidade e da ética.   

Um outro aspecto-chave para nós é sermos uma escola para todos. Terão de ser encontradas melhores e mais estratégicas para conseguirmos equilibrar a nossa missão com a sustentabilidade financeira da Escola, garantindo que a todos é dada a oportunidade e apoio financeiro para que possam estudar connosco. Por outro lado, precisamos de manter a nossa oferta de formação de executivos relevante e inovadora, de forma a responder aos desafios que o mundo corporativo oferece hoje aos seus profissionais.  

Na nossa missão de sermos uma comunidade dedicada ao desenvolvimento de talento e conhecimento com impacto no mundo, reconhecemos a importância de colaborar e ser competitivo num ambiente não só português, mas também internacional baseado em Portugal.   

Em resumo, para a Escola prosperar é necessário reforçar a adaptabilidade, a inovação e a inclusão, permanecendo ágil e proativa na resposta ao cenário dinâmico da educação e da investigação.