Nesta primeira edição do concurso foi agraciada com o primeiro lugar a tese de mestrado em Ciências da Informação e da Documentação, área de especialização em Arquivística, de Ana Margarida Dias da Silva, defendida na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa em janeiro de 2014, e intitulada “O uso da Internet e da Web 2.0 na difusão e acesso à informação arquivística: o caso dos arquivos municipais portugueses”.
A tese de mestrado em Ciências da Informação e da Documentação, área de especialização em Arquivística, com o tema “Arquivos de másicos: uma abordagem à luz do arquivo pessoal de Alfredo Keil” de Catarina Serafim, defendida a 4 de fevereiro de 2014 na mesma Faculdade, recebeu uma menção honrosa.
O Prémio é promovido pela Fundación Olga Gallego, sediada em A Coruña, que tem como objetivo contribuir para a proteção do património arquivístico, promovendo nomeadamente atividades de difusão e de investigação.
O objetivo do Prémio, que tem periodicidade anual e é especialmente dirigido “à juventude que se aproxima, com entusiasmo e rigor, ao mundo profissional dos arquivos”, é o de “destacar, impulsionar e difundir trabalhos sobre a investigação em Arquivos”.
Para além do montante pecuniário do Prémio, as duas obras agraciadas serão publicadas online no sítio web da Fundación Olga Gallego.
Mais informações em: http://fundacionolgagallego.gal/actualidade/fallo-do-xurado-do-i-premio-olga-gallego-de-arquivos.htm
publicada 16.dezembro.2015