pixel Professora Elvira Fortunato colabora com BCE no processo de redesenho das notas de euro | Universidade NOVA de Lisboa

Notas de Euro

A Vice-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa, Professora Elvira Fortunato, foi a personalidade indicada pelo Banco de Portugal para representar Portugal e colaborar com o Banco Central Europeu na seleção das novas imagens que vão constar nas notas de Euro.

A Professora Elvira Fortunato vai, deste modo, integrar um leque reduzido de individualidades a nível europeu que vai ter a responsabilidade de dar uma opinião sobre os temas que devem constar nas futuras notas, com o objetivo de as tornar mais próximas de todos os cidadãos, independentemente da idade e do contexto. A escolha será depois submetida ao BCE, que garantiu estar aberto a sugestões “tão diversas como a História, as ciências naturais e sociais, artes visuais e tecnologia”.

O processo vai, ainda, contar, num segundo momento, com a participação dos cidadãos da Zona Euro que serão chamados a pronunciar-se sobre os temas selecionados.

As novas notas deverão ser conhecidas em 2024.